Foi assinado, na sexta-feira (28), convênio entre o Ministério da Integração Nacional e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a execução de obras que garantem a convivência com o clima do semiárido cearense. Serão R$ 23,656 milhões para investimento em 505 projetos de irrigação, voltado para a produção de hortaliças, e para a construção de 632 quintais produtivos com barragens subterrâneas. As obras serão executadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), beneficiando aproximadamente duas mil famílias.
Estiveram presentes à solenidade, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o ministro da Integração Nacioanl, Fernando Bezerra, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Para ações de mitigação dos efeitos da seca nos Estados do Nordeste e também na região Norte de Minas Gerais serão investidos R$ 57 milhões, vindos do BNDES e do Ministério da Integração.
O secretário Nelson Martins informou que o Conseagri vai apresentar à presidenta Dilma Rousseff a solicitação de um projeto produtivo para a produção de palma forrageira e para a perfuração de poços profundos para a dessedentação animal. “Esses investimentos deverão ter recursos do PAC do semiárido”, informou o secretário.
Garantia-Safra
O secretário Nelson Martins informou que a próxima reunião do Conseagri acontecerá em Fortaleza. A data ainda não está definida. O objetivo da reunião é apresentar aos secretários de Agricultura do Brasil a experiência do Ceará no pagamento e no cadastramento dos agricultores no Programa Garantia-Safra.
Em 2012, o Ceará cadastrou cerca de 240 mil agricultores no programa e para 2013, a expectativa é que 350 mil agricultores façam o cadastramento para receber o benefício.