O prefeito João Campos (PSB) lançou a Caderneta da Criança do Recife, uma ferramenta digital que permite a pais, mães e responsáveis acompanharem, de forma simples e atualizada, informações essenciais como o histórico vacinal, dados de crescimento, marcos do desenvolvimento infantil e trajetória escolar das crianças.
Com essa iniciativa, Recife se torna a primeira cidade do país a oferecer gratuitamente um sistema online e integrado que reúne dados completos das áreas de educação, saúde e assistência social de crianças atendidas pela Rede Municipal.
“Recife foi a cidade escolhida no Brasil para implementarmos esse modelo, junto com o terceiro setor e com o governo federal. Eu acredito que quando juntamos esforços conseguimos fazer um trabalho mais forte. Estamos falando em sociedade civil, de instituições que participaram do financiamento dessa solução, do Governo Federal e da Prefeitura do Recife. Podiamos ter optado por caminhar sozinhos, mas é muito melhor quando caminhamos juntos e contamos com a ajuda de outras instituições nessa construção”, declarou o prefeito João Campos.
“Fizemos uma provocação ao Ministério de Gestão para integrar esses dados nacionalmente e a gente também está desenvolvendo a aplicação para que, com essa integração dos dados, possa ser conectada em qualquer cidade. Então, na prática, são dois produtos: um que funciona na lógica do Conecta Recife e outro que funciona como se fosse plugado em qualquer tomada do Brasil. Tivemos o cuidado de fazer para dar certo no Recife e em outras cidades do país”, complementou o prefeito.
A ferramenta, já disponível para a população por meio do aplicativo Conecta Recife, integra dados das secretarias municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, além de informações nacionais, como as do CadÚnico.
Implantada em etapas, a Caderneta da Criança permitirá um acompanhamento completo e detalhado do desenvolvimento infantil. Nesta primeira fase, os pais e responsáveis que acessarem o aplicativo já podem consultar conteúdos educativos — as chamadas “pílulas do conhecimento” — e os marcos do desenvolvimento infantil, como reflexos, reações e habilidades esperadas de acordo com a idade, incluindo o início do processo de engatinhar a partir do sexto mês de vida, entre outros pontos importantes.
Nas próximas fases, a plataforma também disponibilizará dados sobre saúde, vacinação, educação e assistência social, além de referências atualizadas sobre o crescimento e o desenvolvimento das crianças. O sistema oferecerá ainda suporte específico para gestantes cadastradas na rede municipal de saúde.
Para tirar dúvidas, os usuários também poderão interagir com um sistema baseado em inteligência artificial, que responderá as perguntas com base nos conteúdos oficiais da caderneta em temas como amamentação, nutrição, vacinação, educação e até mesmo orientações pré-natais para gestantes.
Com informações da Folha de Pernambuco