
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) firmou um convênio de R$ 2 milhões com a PUC-RJ para a criação do Hub Rio IA, um centro de inovação em inteligência artificial focado na Indústria 4.0. O investimento será integralmente realizado pela ABDI para impulsionar avanços tecnológicos no setor industrial.
O projeto prevê chamadas de inovação aberta para conectar startups e indústrias, provas de conceito em IA com premiação, eventos de networking entre academia, governo e empresas, além de articulação com instituições como UFRJ, Sebrae e Firjan, fortalecendo a tecnodiversidade no Rio de Janeiro.
“É uma alegria grande poder incentivar a inovação, estar nessa parceria com a prefeitura, com o Porto Maravalley, com essa revolução que o prefeito Eduardo Paes lidera aqui no Rio de Janeiro”, celebrou o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, na cerimônia de assinatura do convênio, na última semana, durante o Rio Innovation Week.
“Vamos criar um hub de inovação para a indústria, em que o Rio vai se colocar como provedor de serviços de inteligência artificial para a Nova Indústria Brasil”, disse a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade, Tatiana Roque.
A operação do hub terá início ainda em 2025, com expectativa de gerar modelos replicáveis em outras regiões. Segundo Cappelli, o projeto busca ampliar a competitividade e a capacidade de inovação da indústria brasileira combinando esforços do setor público, academia e empresas. “O Rio.IA é um hub de inovação pensado para integrar o ecossistema de inovação carioca ao setor produtivo nacional. Queremos criar soluções que fortaleçam a competitividade das indústrias e consolidem a inteligência artificial no país como estratégia para o desenvolvimento”, afirmou Cappelli.
Operacionalizado pela PUC-RJ no Porto Maravalley, com orientação da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), o hub nasce alinhado ao Plano Brasileiro de IA e à Nova Indústria Brasil (NIB). A iniciativa integra o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a ABDI e a Prefeitura do Rio, por meio da SMCT, em abril do ano passado.
Além da cerimônia de assinatura do convênio, o presidente da ABDI participou do painel “Inovação pública e Nova Indústria: IA como motor de desenvolvimento”. O debate discutiu como integrar a inteligência artificial às políticas públicas e à nova indústria brasileira, fortalecendo a capacidade do setor público de mobilizar investimentos, dinamizar cadeias produtivas, impulsionar setores estratégicos da economia e promover o desenvolvimento econômico do Brasil.






