O presidente nacional do PSB, João Campos, participou, na noite desta sexta-feira (3), do ato de filiação de sete prefeitos do Ceará. O evento, realizado no município de Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza, reuniu lideranças do partido, como o presidente estadual do PSB, Eudoro Santana, o senador Cid Gomes, o deputado federal Junior Mano, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri, militantes socialistas e políticos locais.
Os novos filiados ao PSB são: José Arimatéa Lima Barros Júnior (Dr. Junior), Acilon Gonçalves, Bruno Gonçalves, Edim Oliveira, Ana Afif, Marquinhos Tavares, Dilmara Amaral e Giordanna Mano.
Com o ingresso dos novos nomes, o PSB no Ceará passa a administrar 73 das 184 prefeituras cearenses, consolidando-se como o partido com o maior número de chefes de Executivo no Estado.
Em seu discurso, João Campos destacou a atuação do PSB e reforçou que a política deve ter um olhar prioritário para os menos favorecidos.
“Que alegria estar em Eusébio, aqui no Ceará, para celebrar um grande momento de crescimento do nosso PSB. A filiação de lideranças importantes chega para somar e fortalecer ainda mais o nosso projeto de construir uma política comprometida com quem mais precisa”, afirmou.
“Prefeito e prefeita para dar certo, tem que gostar de trabalhar, de acordar cedo, de dormir tarde, de não ter medo de problema, de enfrentar desafio. Então é assim que a gente faz, olhando por quem menos tem”, disse.
Campos, que também é prefeito da cidade do Recife, lembrou da origem política de sua família no Ceará e a atuação de seu bisavô, o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes.
“Um cearense que, com 16 anos de idade, saiu do sertão do Cariri, nasceu no Araripe e cresceu no Crato. O doutor Miguel Arraes foi para Recife estudar Direito e foi três vezes governador do Estado de Pernambuco e, até hoje, nunca teve ninguém para olhar mais pelo povo do que ele. Passaram-se 50 anos e o nosso lado é o mesmo: o lado de quem menos tem”, afirmou.
Sobre o desempenho do PSB no Ceará, o socialista fez projeções para as eleições de 2026 e reforçou o crescimento e a consolidação do partido nacionalmente.
“Estou aqui feliz. Feliz com o trabalho que o PSB tem feito no Ceará. Feliz com o que Eudoro, com o que Cid tem liderado. A gente chega à marca de 73 prefeitos do Estado e com o time que está pronto para fazer a maior bancada federal do Estado do Ceará, para renovar uma cadeira no Senado Nacional e fortalecer a Assembleia Legislativa”, declarou.

Foto: Rodolfo Loepert
“Podem anotar e podem cobrar: o PSB vai, no mínimo, dobrar de tamanho no Brasil nas próximas eleições. Onde não tem deputado, a gente está construindo. É do Sul do Brasil ao Piauí, daqui do Nordeste puxando para o Norte, pelo Centro-Oeste, em todo canto a gente está plantando uma semente, trazendo gente nova, trazendo gente com experiência para poder ter um partido”, disse.
O presidente estadual, Eudoro Santana, ressaltou os planos frente à disputa eleitoral de 2026. “O partido se prepara para uma eleição importante do próximo ano para elegermos uma grande bancada federal. Certamente, o Acilon será candidato a deputado federal. Nós teremos que eleger uma grande bancada estadual e vamos reeleger o nosso governador Elmano de Freitas, que vai ser apoiado pelo Partido Socialista Brasileiro”.
O senador Cid Gomes afirmou que o partido “não quer crescer a qualquer custo” e que atuará para a expansão do PSB-CE.
“Nós queremos fazer do PSB o maior partido do Ceará. Já é o maior em [número de] prefeitos. Nós queremos que seja o maior em deputados estaduais e federais, numa aliança, numa relação que temos há muito tempo com o governador Elmano, com o ministro Camilo Santana e com tantos outros que trabalham nesse esforço para fazer do Ceará um estado mais justo e melhor para os cearenses viverem”.
Anfitrião do ato de filiação, o ex-prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves disse que o partido sairá vitorioso nas eleições do ano que vem. “Uma coisa eu garanto: o Partido Socialista Brasileiro, os seus deputados federais e estaduais, vão ser os mais votados em todas as cidades aqui da zona metropolitana e até em Icapuí. Vão ser também lá no Vale do Jaguaribe. Nós vamos lá para o sertão, vamos para a serra”, garantiu. Ele também citou Junior Mano e Elmano na busca pela vitória, juntamente com ele, que disputará uma cadeira na Câmara dos Deputados.
O deputado Junior Mano destacou que o PSB-CE tem condições de disputar em igualdade com os demais Estados, impulsionado pelo crescimento nos municípios e pelo apoio de lideranças locais.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional






