O prefeito do Recife, João Campos, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram um investimento federal destinado à construção da nova sede do Laboratório Municipal de Saúde Julião Paulo da Silva. O projeto inclui a aquisição de equipamentos, insumos e a contratação de profissionais, o que permitirá dobrar a capacidade de coleta e ampliar em 40% a oferta de exames.
A unidade substituirá a atual, localizada ao lado do Procape, em Santo Amaro.“O laboratório vai dobrar a capacidade de atendimentos, mais do que o dobro para coletas de sangue, e terá condições de suprir as demandas da nossa rede”, afirmou João Campos, durante a cerimônia de lançamento da nova sede do laboratório, na última sexta-feira (15).
Atualmente, o laboratório realiza 3,3 mil coletas por mês. Com a expansão, chegará a 6,6 mil por mês. Já a capacidade mensal de produção de exames passará de 324.600 para 454.440 em um período de 30 dias.
A unidade realiza diversas análises em patologia clínica (sangue, urina, hanseníase, ISTs, citopatologia e histopatologia, entre outros) e bromatológicas, a exemplo de análise de água, qualidade do leite humano, alimentos e outros produtos causadores de doenças e surtos.
“Quando se coloca verdadeiramente o interesse das pessoas na frente, não tem isto de ter um atrapalho político para ninguém. Nós vamos abrir mão do nosso laboratório central e iremos construir outro laboratório. Vamos dar a oportunidade de o Procape e a UPE crescerem e terem um espaço maior para atender mais pessoas”, disse o prefeito do Recife.
A nova sede trará mais conforto para pacientes e melhores condições de trabalho para os profissionais. O projeto prevê a construção de uma recepção com 249 lugares e de 10 boxes para coleta (atualmente, há 100 vagas na espera e 5 boxes para coleta).
Conforme o planejamento, o início da construção está previsto para dezembro deste ano, com entrega programada para dezembro de 2027. “O desafio que assinamos aqui é que cerca de 350 pessoas estão esperando na fila para fazer uma cirurgia que pode salvar uma vida. Então, este recurso que estamos passando está sendo feito com muita alegria e a certeza de que cada real vai passar pelo Fundo Estadual de Saúde e cada real significa uma vida salva”, destacou Alexandre Padilha.
O anúncio contou ainda com a presença da reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Maria do Socorro; da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do diretor do Procape, Ricardo Lima; do senador Humberto Costa; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do secretário de Atenção Especializada na Saúde, Mozart Sales; da secretária de Saude do Recife, Luciana Albuquerque; e da secretária estadual de Saúde, Zilda do Rego Cavalcanti.






