A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) iniciou a obra de reforço visando à construção de dois novos alimentadores com objetivo de remanejar cargas elétricas da subestação Santa Rita para a subestação Equatorial. O remanejamento atenderá o crescimento da carga recebida pela subestação Santa Rita, proporcionando melhor qualidade e confiabilidade do sistema elétrico da CEA.
De acordo com o Departamento de Engenharia da Companhia (Deen), esse empreendimento beneficiará mais de sete mil consumidores dos bairros Santa Rita, Trem, Centro, Nova Esperança, Cuba de Asfalto, Novo Buritizal e Congós, atendendo a uma população estimada de 32 mil habitantes. Além da qualidade, a obra vai aumentar a disponibilidade de energia e a confiabilidade do sistema para atender à demanda da região.
O investimento total da obra é de R$ 1.259.441,99. A previsão é de que o serviço seja concluído até o final do mês de junho.
O circuito terá uma extensão aproximada de 4.210 metros, rede compacta em média tensão, e 388 metros em baixa tensão, com 154 postes de concreto implantados. A linha sai da subestação Equatorial, na entrada do bairro Zerão, e percorre os bairros Zerão, Congós e Buritizal.
A obra de reforço vai gerar, como consequência, a redução no número de interrupções no fornecimento e quedas de energia, abreviando o tempo necessário ao restabelecimento dos serviços.
Essa obra faz parte de um empreendimento maior, conforme estabelece o Protocolo de Intenções assinado entre a Eletrobras e o Governo do Estado visando à recuperação operacional, econômica e financeira da Companhia.
O programa de investimentos da CEA, com início neste ano, prevê a aplicação de aproximadamente R$ 165 milhões, que inclui a ampliação dos sistemas de transmissão e distribuição (reforma e construções de novas subestações, novos alimentadores de energia e sistemas de controle e proteção) para atendimento do mercado de energia já nos próximos dois anos. Esses empreendimentos estão em fase de licenciamento e contratação.