O PSB elegeu, na Região Sudeste do Brasil, nove deputados federais. Destes, seis foram reeleitos em seus estados: Luiza Erundina (SP), Keiko Ota (SP), Glauber Braga (RJ), Paulo Foletto (ES), Julio Delgado (MG) e Stefano Aguair (MG). Conheça mais sobre o perfil desses deputados clicando sobre o nome de cada um. A seguir, o perfil dos novos candidatos eleitos.
Luiz Lauro Filho (PSB-SP)
A bancada socialista está mais jovem na Câmara com a eleição do deputado federal Luiz Lauro Ferreira Filho. Com apenas 36 anos e natural de Campinas-SP, o socialista foi eleito em seu Estado com mais de 105 mil votos. A política está no seu sangue. O avô paterno foi político em Minas Gerais, o pai, Luiz Lauro, foi vereador mais votado na história de Campinas (votos proporcionais) e deputado estadual. O tio, Tadeu Marcos, foi vereador em Campinas por seis mandatos. O outro tio, Jonas Donizette, foi vereador três vezes; deputado estadual por dois mandatos; deputado federal e é o atual prefeito de Campinas.
Para o socialista, a função do político é servir, por isso, é um servidor de todas áreas. Sua vida profissional mescla experiência do trabalho em empresa multinacional, agências de publicidade e cargos na vida pública. Ele foi assessor de prefeito, por três anos; disputou as eleições de 2004, 2008 (eleito suplente de vereador e assumindo o cargo em 2011) e em 2012, foi o terceiro vereador mais votado de Campinas, com 6.725 votos.
Em seu mandato no Congresso Nacional, o deputado vai trabalhar com propostas derivadas de quatro eixos fundamentados nas ideologias do PSB: desenvolvimento humano; desenvolvimento econômico; desenvolvimento sustentável; e comprometimento e transparência. Entre dez principais propostas para seu execução na Casa, destacam-se o estímulo à criação de rádios e tvs comunitárias, a aprovação do PL que trata do reajuste das aposentadorias e Apoio à redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem perda salarial.
Flavinho (PSB-SP)
O candidato socialista Flávio Augusto da Silva foi eleito em São Paulo (SP) com 90437. Natural Guaratinguetá, ele é conhecido pelos católicos como Flavinho, por ser um dos fundadores da banda Canção Nova. Ele também faz parte do casting do sistema Canção Nova de Comunicação e também é escritor. Seus livros já foram publicados em países como Estados Unidos, Colômbia, Chile e Panamá.
Flavinho apoia o movimento político dentro da igreja católica há pelo menos 15 anos e lançou a sua candidatura a deputado federal por São Paulo com o intuito de lutar no Congresso para que os valores da família, da vida, da ética e da moral sejam respeitados, valorizados e preservados em nosso país.
O político também defende o movimento Eu Acredito na Força do Bem, que tem como missão animar, encorajar e motivar a ação efetiva de boas pessoas no Estado e mostrar que é possível transformar a política e a sociedade do país com coerência, decência, seriedade e amor ao próximo, especialmente os mais pobres e marginalizados.
Tenente Lúcio (PSB-MG)
O mineiro Sérgio Lúcio de Almeida, mais conhecido como Tenente Lúcio, foi eleito deputado federal em Minas Gerais pelo PSB. Natural de Uberlândia, o socialista tem 54 anos e é formado em Estudos Sociais.
Oficial da reserva do Exército, Tenente Lúcio é deputado estadual desde 2009 e presidiu a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa.
Antes de assumir a vaga na Assembleia, era vereador na Câmara Municipal de Uberlândia, cargo que ocupou por quatro legislaturas. Assumiu seu primeiro mandato como vereador em 1993. Licenciou-se em duas ocasiões para exercer a função de secretário municipal de Esportes. Foi vice-presidente da Câmara Municipal em 2002 e, em seguida, presidente por três mandatos consecutivos.