O Conselho Curador da Fundação João Mangabeira (FJM) elegeu, por unanimidade, os membros do novo Conselho Fiscal da entidade. Os titulares, já empossados, são Jônia Maria de Lima Pompeu, Thiago Henrique de Oliveira Madruga e Alessandro Antonio Stefanutto. Entre os suplentes estão Orlando José Felippe Castells e Luciana de Oliveira.
Na reunião realizada nesta segunda-feira (10), na sede nacional do PSB, também foram apresentados os relatórios administrativo e financeiro de 2019, bem como a proposta de atividades para o ano de 2020.
O presidente nacional do PSB e do Conselho Curador da FJM Carlos Siqueira, destacou que durante o primeiro semestre deste ano será dada continuidade aos debates sobre a autorreforma do partido por meio de conferências estaduais.
Em novembro de 2019, no Rio de Janeiro, mais de 300 filiados se reuniram na Conferência Nacional da Autorreforma do PSB e concluíram a primeira etapa do processo inédito de autocrítica do partido. Na ocasião, foi discutido um documento-base com um diagnóstico da crise do sistema político e propostas inovadoras para o país.
“Vamos dar sequência com um formato de conferências estaduais que, ao mesmo tempo, sirva para debater os temas centrais e também aqueles relacionados às eleições municipais como, por exemplo, a gestão compartilhada, a economia criativa e a Amazônia 4.0”, afirmou Siqueira.
“Após essa rodada de debates, no ano que vem ainda, teremos os congressos estaduais e municipais, para no Congresso Nacional, em 2021, termos uma publicação com as contribuições que vão vir de toda parte, inclusive de pessoas que não são do PSB”, complementou. No processo de autorreforma, serão atualizados o manifesto e o programa partidário.
O presidente da FJM, Ricardo Coutinho, falou sobre os novos projetos da FJM para 2020 e sobre os resultados das atividades realizadas no ano passado. “Nosso carro-chefe agora para o começo do ano é o projeto É Socialista, que prospectou as políticas públicas de destaque das prefeituras municipais que têm à frente prefeitos e prefeitas socialistas. Lançaremos em breve também uma plataforma para candidatos do partido com subsídios às suas candidaturas para as eleições 2020”, informou.
O diretor de Organização da Fundação, Fábio Maia, apresentou os projetos estratégicos que serão desenvolvidos durante este ano. São eles: o “Observatório da Democracia”; o “É socialista! É PSB 40!”, que consistirá em um evento com 30 gestões municipais selecionadas com boas práticas socialistas em todo o país; e o Pense Brasil, que deverá realizar seis seminários estaduais de diversas temáticas.
Para 2020, a FJM pretende ainda realizar a comemoração pelos seus 30 anos, promover caravanas socialistas sobre autorreforma, criar o evento Cidades Criativas, lançar a Coleção Eduardo Campos – Boas práticas de Governos Socialistas, realizar um evento pelos 100 anos de Celso Furtado, criar uma nova versão para a Revista Polítika e lançar a plataforma eleitoral Confirma.
Na área de Comunicação, Maia apontou a criação do novo site da Fundação, a produção de podcasts, a nova logomarca e a identidade visual, a reformulação e dinamização das redes sociais com a criação de contas no Instagram e no Youtube, e as transmissões de eventos ao vivo pela internet. Ele ainda apresentou os números de impressões e pessoas alcançadas nas redes sociais da entidade em 2019.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional