O PSB homologou em convenções estaduais os nomes de doze socialistas para concorrer às candidaturas ao Senado nas eleições deste ano.
Na sexta-feira (5), último dia para a realização das convenções, os Estados de Segipe, Tocantins, Amapá, Santa Catarina, Acre e Alagoas homologaram os nomes do PSB que concorrerão à Câmara Alta do Congresso Nacional.
Anteriormente, as candidaturas de Márcio França (São Paulo), Alessandro Molon (Rio de Janeiro), Flávio Dino (Maranhão), Airto Ferronato (Rio Grande do Sul), Pollyanna Dutra (Paraíba) e Rafael Motta (Rio Grande do Norte) já haviam sido referendadas para o pleito ao Senado.
Sergipe
Na sexta-feira (5), o ex-deputado federal Valadares Filho foi oficializado como candidato a senador na coligação formada com o PT, PV, MDB, PcdoB e Solidariedade. No mesmo ato, foram confirmados os nomes do partido para deputados federal e estadual.
Ao falar para os presentes, Valadares reconheceu a responsabilidade de estar como candidato a senador numa chapa incentivada e apoiada pelo ex-presidente Lula. “Eu estou com o coração pleno de esperança e cheio de energia para esse momento, para esse reencontro com a história que o PSB está fazendo, com Alckmin, vice de Lula, e aqui com meu nome na chapa”.
Valadares enfatizou que irá lutar para que Sergipe deixe de ser “uma ilha de empobrecimento entre os Estados Nordestinos”. Segundo ele, no plano nacional, defenderá, com coragem e determinação, os valores da democracia, que vem enfrentando uma crise profunda com o atual governo de Jair Bolsonaro. “Por todos esses motivos, serei um senador que orgulhará Sergipe” concluiu.
Tocantins
O presidente estadual do PSB-TO e ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, teve seu nome confirmado para a disputa para o Senado Federal na sexta-feira (5), em convenção.
Além da homologação de sua campanha, a convenção do PSB de Tocantins estabeleceu que a comissão executiva deverá decidir quem o diretório vai apoiar na campanha para o governo.
Amapá
O PSB-AP aprovou a candidatura ao Senado de João Capiberibe em convenção estadual realizada na sexta-feira (5). Ex-governador, ex-prefeito de Macapá e atual presidente estadual do partido, ele busca ocupar a vaga que já foi dele por duas vezes, em 2002 e em 2010.
Apoiado pelo candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e por uma coligação de seis partidos (PSB, PT, PV, PCdoB, Rede e PSOL) chamada Frente Popular pela Democracia, Capiberibe destacou sua pauta de luta e de semelhança com as de Lula.
“Eu trabalho para quem mais precisa, pelos mais pobres. Até porque o rico sabe andar com suas próprias pernas, não precisam das minhas pernas. Os que precisam das minhas pernas são aqueles que morrem de fome, quem precisa da minha voz são aqueles que não têm voz. É por isso a minha grande identidade com Lula”, disse.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, o PSB estadual confirmou a candidatura à reeleição do senador Dário Berger na convenção de sexta-feira (5). O partido também homologou os nomes indicados para a Câmara dos Deputados e deliberou duas indicações para compor a vaga de vice-governador na chapa de Décio Lima (PT). Os nomes estão entre a vereadora Marcilei Vignatti e o ex-prefeito de Joinville, Rodrigo Bornholdt. A escolha será definida na noite desta segunda-feira (8).
Berger tem o apoio da coligação Frente Democrática, formada pelo PSB, PT, PDT, PSOL, PCdoB, Solidariedade, Rede e PV.
O candidato Berger disse que sua candidatura tem como objetivo participar da grande mudança que deve ocorrer no Brasil, com a eleição do ex-presidente Lula.
“Estamos fazendo nossa convenção em dia de vento sul. E vento sul para nós significa mudança. E a mudança vai chegar em 2 de outubro, com a eleição de Lula presidente, Décio governador e Dario senador”, afirmou.
O senador lembrou, em seu discurso, das grandes obras que realizou como prefeito de São José e Florianópolis em parceria com o ex-presidente Lula.
Acre
O PSB-AC realizou sua convenção na sexta-feira (5) e homologou o nome do deputado estadual Jenilson Leite ao Senado, em candidatura avulsa. O partido disputa sozinho também as vagas de deputados federal e estadual.
Inicialmente, Jenilson havia sido cotado para sair candidato ao governo. Entretanto, o PSB optou pela disputa ao senado e traz como primeiro suplente o ex-deputado federal e presidente do partido no Acre, César Messias.
“Estávamos construindo a caminhada para o governo do Estado, mas nós não fomos compreendidos e nem apoiados. Mas, Deus deu a oportunidade de ser senador da República, assim faremos para honrar o povo acreano, o povo brasileiro”, declarou Jenilson.
Alagoas
O PSB em Alagoas homologou durante a convenção estadual do partido realizada na tarde dessa sexta-feira (5) o nome do Major do Corpo de Bombeiros, Diego Ramos.
Major Diego possui 17 anos de corporação, sendo mais de 10 deles dedicados à formação de novos soldados. É Bacharel em Direito pela UFAL e pós graduado em Direito Público. Presta assessoria a instituições e parlamentares em nível nacional.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional