A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Jovens Negros aprovou relatório final nesta quarta-feira (15). O texto propõe a criação de um plano nacional de enfrentamento ao homicídio de jovens e prevê a destinação de 2% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para um fundo que financiaria políticas nessa área. A aprovação do texto foi unânime.
Presentes na reunião, os deputados socialistas Pastor Eurico (PE) e Bebeto Galvão (BA) comemoraram a aprovação do relatório. Eurico espera que as propostas do documento sejam atendidas o quanto antes. “O relatório traz proposições positivas. Acredito que a sociedade ganha e que o Brasil terá resultados positivos para o setor daqui em diante.”
O deputado Bebeto acompanhou todos os debates realizados na CPI e acredita que o texto final está equilibrado. “Parabenizo o trabalho da Comissão. Conseguimos colocar no relatório o enfoque central do colegiado que é o homicídio de jovens negros e pobres no País. Conseguimos acrescentar também a questão do racismo institucional e o genocídio contra a juventude. É um avanço”, finalizou o parlamentar.