Centenas de cubanos aderiram a uma manifestação de apoio aos direitos dos homossexuais, realizada em Havana no sábado, dia 11/05. Dançando conga ao som dos tambores e gritando "não à homofobia, sim ao socialismo", os manifestaram formaram uma longa fila que marchou pelo centro da cidade. O desfile foi encabeçado por Mariela Castro, filha do presidente cubano, Raul Castro, e militante do movimento.
Mariela Castro, que é socióloga, convocou seus compatriotas a participarem de uma conga – dança tradicional ao compasso de tambores e trombetas -, para chamar a atenção contra a homofobia. "Buscamos a participação da população, já que levamos cartazes com mensagens e, se a população não estivesse lá para recebê-los, não estaríamos fazendo nosso trabalho contra a discriminação por orientação sexual”, disse Mariela Castro ao jornal oficial Granma.
Diretora do Cenesex (Centro Nacional de Educação Sexual), Mariela Castro desenvolve há anos uma cruzada a favor dos direitos dos homossexuais . "Somos herdeiros de uma cultura espanhola fortemente patriarcal, homofóbica e muito discriminadora. Tanto tempo de preconceito não consegue ser eliminado imediatamente”, afirmou.
A conga fez parte das atividades da Jornada Nacional contra a Homofobia, que teve início na última quarta feira e segue até amanhã. A novidade deste ano é a adesão do Instituto Nacional de Esportes. “Historicamente, o esporte foi um espaço de exclusão por orientação sexual e identidade de gênero no mundo inteiro”, disse a sexóloga.