
Crédito: Carolina Curi/Agência CLDF
A deputada distrital Dayse Amarilio (PSB-DF) fez um balanço de sua gestão após um ano à frente da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Em sua fala, ao transmitir seu cargo, nesta segunda-feira (17), Dayse destacou a grande quantidade de atendimentos realizados. “Não estamos aqui hoje encerrando um ciclo, mas sim reafirmando um compromisso. Estamos consolidando um legado que vai continuar. Tivemos mais de 10 mil atendimentos feitos pela Procuradoria Especial da Mulher em um ano. Hoje a procuradoria não é apenas um espaço simbólico, mas é um local funcional e acessível capaz de atender todas as mulheres que precisam”, disse.
A deputada também contou um pouco de sua vivência pessoal relacionada a episódios de violência contra as mulheres. “Antes de assumir esta função, eu vi essa violência de perto. Vi na minha casa, onde minha mãe quase morreu por causa disso. Nos hospitais, vi a violência obstétrica e a violência contra os corpos de mulheres. Por isso, tenho muito orgulho do que foi alcançado por meio dos nossos atendimentos. Estamos falando de conquistas concretas em histórias de vida de muitas mulheres”, afirmou.
As ações e iniciativas da Procuradoria Especial da Mulher durante o ano de 2024 também foram destacadas por Dayse. “Fizemos a primeira semana da mulher e a primeira semana de prevenção ao feminicídio. Inauguramos o Núcleo de Defesa das Mulheres na Defensoria Pública. Aprovamos a Lei do Banco Vermelho, tornando a campanha contra o feminicídio uma campanha permanente, inclusive dentro das escolas. Criamos o Observatório da Mulher para apoiar a realização de políticas públicas”, elencou.
Por fim, a deputada agradeceu o apoio recebido ao longo de sua gestão e reafirmou o compromisso de trabalho da Procuradoria que seguirá com a nova gestão. “Estou muito segura de que a Procuradoria Especial da Mulher seguirá sendo um espaço de acolhimento, luta e transformação. Vamos em frente porque nós, mulheres, já nascemos lutando”, disse no encerramento de seu discurso.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Agência CLDF