A deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) receberá no próximo domingo (3), na Itália, o Prêmio Nacional de Ecologia "Verde Ambiente 2012”, que nesta edição premiará mulheres com atuação destacada na militância socioambiental italiana e mundial.
A parlamentar é autora da Lei Estadual da Biodiversidade do Amapá, das Leis Federais de prevenção ao escalpelamento e da materialização do voto eletrônico. É, também, incentivadora dos arranjos produtivos da floresta, que está entre os motivos da sua indicação ao prêmio.
Nesta quinta 31, a deputada reúne-se com a Câmara de Vereadores e o prefeito da cidade de Sorrento, com deputados e senadores do Parlamento italiano, com a Confederação Italiana de Agricultores e com representantes do Green Cross Itália e da Associação Itália-Brasil.
Ela está acompanhada pelo senador João Capiberibe (PSB), que receberá menção especial do referido prêmio. Eles viajam a convite do senador italiano Guido Policci, presidente da associação ambientalista italiana Verdi Ambiente e Società (VAS).
A premiação acontece na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente da ONU, que será celebrado no Plenário da Câmara Municipal de Sorrento. A cerimônia organizada pela Verdi Ambiente e Società tem apoio do Ministério do Meio Ambiente, Terra e Mar da Itália, da região da Campania, Província de Nápoles, Prefeitura de Nápoles, Prefeitura de Sorrento e da Green Cross Itália.
A organização ambientalista Verde Ambiente e Sociedade foi criada em 1991 e reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente em 29 de março de 1994. Está registrada no Cadastro Nacional de Pesquisa do Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa da Itália.
É uma organização apartidária e sem fins lucrativos que tem o objetivo de incentivar projetos e iniciativas de solidariedade social, proteção e valorização da natureza e do patrimônio histórico-cultural.