O deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ) promove, nesta terça-feira (15), ato público contra o leilão do campo de Libra. O evento ocorre às 12h no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados.
De acordo com o parlamentar, estima-se que o campo de Libra tenha potencial para produzir 15 bilhões de barris, mais do que as reservas brasileiras atuais, que são de 14 bilhões.
O deputado argumenta ainda que o campo de Libra vale, hoje, 1,5 trilhão de dólares e é uma extensão do campo de Franco, já pertencente à Petrobrás. “A área de Libra é estratégica e pela Lei, deve ser entregue à estatal”, diz.
Segundo o socialista, nenhum país soberano deve leiloar campo já descoberto, ainda mais quando se trata do maior campo de petróleo do mundo. “Leiloar petróleo é transferir a propriedade e o lucro para as multinacionais em prejuízo da nação”, explica.
Para Glauber, a espionagem contra a Petrobrás permitiu o acesso a dados estratégicos para o exterior, o que viciou ainda mais o processo. “A Petrobrás já descobriu no pré-sal potencial para cerca de 60 bilhões de barris, o que garantiria ao Brasil autossuficiência de 60 anos”, destaca.