A Câmara dos Deputados realizará em 13 de agosto, às 9h30, no auditório Freitas Nobre, em Brasília, seminário para discutir a regulamentação da profissão de cientista. A iniciativa do debate é do deputado socialista Glauber Braga (RJ).
O parlamentar ficou sensibilizado com a situação vivida pelos pesquisadores exposta pela neurocientista Suzana Herculano-Houzel, uma das defensoras da profissionalização do setor. “Quis trazer esse debate ao Congresso para que ela e outros especialistas discutam e a gente procure a melhor maneira de regulamentar a profissão”, disse.
Formada em biologia, Herculano-Houzel possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em neurociência e é professora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para ela, a não profissionalização leva a uma série de distorções, como o trabalho sem direitos e garantias em laboratórios de universidades na condição de estudantes. “Depois continuamos como bolsistas de pós-graduação, seguidos de anos de trabalho na condição de pós-doutor, até que o cientista seja contratado como professor, se quiser ser pesquisador”, explicou.
O seminário contará a participação de outros especialistas, como: Miguel Mitne Neto, doutor em genética pela USP; Luana Bonone, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduando (ANPG); Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Jorge Almeida Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A mesa de abertura será composta pelo vice-presidente Nacional do PSB e ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, além dos deputados Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), Ariosto Holanda (PSB/CE) e Paulo Teixeira (PT-SP).
Serviço
Seminário: Regulamentação da Profissão de Cientista
Data: 13 de agosto
Hora: 9h30
Local: Auditório Freitas Nobre – Anexo IV da Câmara dos Deputados