
Foto: Chico Ferreira/Liderança do PSB na Câmara
O deputado federal Tadeu Alencar (PE) é o novo líder da bancada do PSB na Câmara. Escolhido por unanimidade no final de março, Alencar sucede o socialista Júlio Delgado (MG) na liderança dos 26 deputados do partido.
Atento às demandas da população, o socialista acredita que o PSB não deve apenas fazer oposição ao governo de Michel Temer, mas apresentar uma agenda ao país. “Não nos cabe o figurino de apenas nos opor a uma agenda regressiva de direitos. Esse é um papel que não nos é suficiente”, disse.
O parlamentar, que já esteve no cargo entre novembro de 2016 e janeiro de 2017, afirma que defenderá os princípios socialistas e uma união das forças progressistas para fazer frente à “crescente onda conservadora que se estabeleceu no país nos últimos anos”.
“É importante que as forças de centro-esquerda busquem o entendimento em torno de uma pauta comum no parlamento e fora dele, uma agenda que nos una, para consolidarmos um amplo diálogo em favor do Brasil. Precisamos resgatar bandeiras históricas e atualizá-las para fazermos frente a este liberalismo selvagem”, defende.
Ao transmitir o cargo para Alencar, Delgado destacou seus esforços junto à bancada para resgatar a coerência partidária de suas origens democráticas e sociais. “Quando assumi, a bancada estava muito dividida e instável com relação a diversos pontos e nossas necessidades, e a votação na CCJ para abrir investigação contra Michel Temer foi a principal delas. A partir dali retomamos nossa origem e nossa trajetória e muitos participaram disso, inclusive nosso novo líder, Tadeu Alencar”, disse.
Por fim, o parlamentar mineiro comemorou a continuidade desse processo com a nova liderança. “Ao assumir a liderança, Tadeu Alencar nos dará certezas nesse momento de transição, tendo em vista as eleições em outubro, com a mesma conduta e linha de trabalho”.
Perfil
Tadeu Alencar nasceu em Juazeiro do Norte, no Ceará, em 8 de abril de 1963. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização na área tributária, é procurador da Fazenda Nacional licenciado. Com a eleição de Eduardo Campos para o primeiro mandato no Governo de Pernambuco, Alencar assumiu o cargo de procurador-geral do Estado (2007-2010). Durante o segundo governo de Campos (2008-2013), foi secretário da Casa Civil. Em 2012, assumiu a vice-presidência do PSB em Pernambuco e foi reconduzido em agosto de 2017.
Em 2014, Tadeu Alencar conquistou, pelo PSB, seu primeiro mandato eletivo, como deputado federal, obtendo 102.669 votos. Indicado pelo PSB, integrou a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Foi vice-presidente da Comissão Especial de Reforma Política.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Liderança do PSB na Câmara