O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, se reuniu nesta terça-feira (8) com a bancada do partido na Câmara dos Deputados.
Os parlamentares apresentaram propostas para a eventual criação de uma federação com o PT, PcdoB e PV, e foram convidados a participar mais ativamente das discussões com os demais partidos.
Participaram os líderes da bancada, Bira do Bindaré (MA), da Oposição, Alessandro Molon (RJ), e da Minoria, Marcelo Freixo (RJ).
“O encontro foi excelente, tivemos um debate muito produtivo sobre a ideia da federação. As sugestões trazidas pelos nossos parlamentares melhoram muito a proposta em discussão com os demais partidos e somos muito sensíveis a elas”, resumiu Siqueira.
Uma dessas sugestões é passar de dois terços para quatro quintos o quórum qualificado para aprovação de decisões pela assembleia deliberativa da federação.
Outra proposta feita pelos parlamentares garantiria o direito a veto pelo partido que tenha pelo menos 15% da composição da assembleia.
Siqueira levará essas e outras sugestões para a reunião da próxima quinta-feira (10) com presidentes e representantes do PT, PCdoB e PV.
Entre os pontos defendidos pelos socialistas estão, por exemplo, uma representação partidária mais equânime na assembleia, considerando como critérios, além da proporcionalidade da Câmara dos Deputados, também a eleição de prefeitos e vereadores de cada partido.
Se o critério for apenas o da eleição de deputados federais, a assembleia deliberativa contaria com 27 representantes do PT, 15 do PSB, 4 do PC do B e 4 do PV.
O PSB também propõe que não haja alteração de composição da assembleia com base no resultado das eleições de 2022, e que sejam considerados candidatos natos os prefeitos na eleição de 2024, com prioridade para o partido no caso de reeleição ou mesmo de sucessão.
“Se houver avanços com base nessas sugestões, facilitará muito a formação desta federação”, concluiu o presidente.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional