A data alcança seu centenário em 2024 e segue como um marco de luta por direitos dos trabalhadores, num cenário de grandes desafios como a precarização do trabalho, o enfraquecimento dos sindicatos, a perda de direitos, e o avanço da automação e do uso de novas tecnologias como inteligência artificial.
Em São Paulo, um ato unificado contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e de ministros do governo. O tema do ato deste ano foi “Brasil mais justo”.
Em comemoração a data, o presidente sancionou hoje – durante o evento realizado no estacionamento da Neo Química Arena, estádio do Corinthians, na zona leste de São Paulo – o reajuste da tabela do Imposto de Renda. A nova lei altera os valores da tabela progressiva mensal do IR.
Segundo o presidente, sua ideia é “despenalizar” a população de baixa renda “e fazer com que o muito rico pague imposto de renda nesse país”.
O presidente afirmou que “o que é importante” neste momento é destacar o aumento do salário e a diminuição da inflação. “Hoje eu posso olhar na cara de vocês e dizer que nós vamos fazer um mandato melhor que os outros dois”, disse.
Em suas redes sociais, Alckmin afirmou que o brasileiro tem muito a comemorar neste 1º de maio.
“O salário mínimo teve ganhos reais; o Desenrola e o Acredita estão colocando milhões de pessoas no azul; a inflação está controlada; e a reforma tributária vai garantir um sistema tributário progressivo. Os desafios não são pequenos, mas com diálogo e trabalho, sob a liderança do presidente Lula, estamos aumentando as oportunidades de emprego e a renda de nossos trabalhadores”, afirmou o vice-presidente.
Em suas redes sociais, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, compartilhou uma publicação reiterando o compromisso do partido com os trabalhadores do país.
“Celebramos as batalhas travadas em prol dos direitos trabalhistas, destacando nossas propostas apresentadas no Manifesto do PSB que reforçam nossa luta ao lado da classe trabalhadora e dos setores populares, buscando um futuro repleto de avanços”, compartilhou.
A publicação relembra que a batalha do PSB em favor dos trabalhadores vem de longa data.
“Hoje precisamos reforçar nossa atuação incansável em prol da causa trabalhista. Combatendo a precarização, buscamos um ambiente de trabalho mais justo e digno, enfrentando os desafios impostos pelas políticas neoliberais e promovendo políticas públicas que protejam e valorizem o trabalho em todas as suas formas”, finaliza.