
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA) foi anunciado como integrante da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que foi instalada nesta quarta-feira (20), para apurar irregularidades no sistema previdenciário brasileiro e buscar soluções que assegurem mais eficiência, transparência e respeito aos direitos dos segurados.
A CPMI terá como foco investigar fraudes, gargalos administrativos e problemas que têm gerado filas, atrasos e dificuldades no atendimento a milhões de brasileiros que dependem do INSS. Além disso, os parlamentares deverão propor medidas para fortalecer o sistema e ampliar a proteção social no país.
Duarte Jr. destacou que a atuação na comissão será voltada para a defesa da população: “com a força da CPMI, vou atuar para que a investigação seja técnica e imparcial, doa a quem doer. O objetivo não é proteger lado A ou lado B, mas sim proteger as pessoas e os consumidores, garantindo a restituição de todos os valores desviados e a punição de quem cometeu crimes. Além disso, queremos resolver em definitivo o problema dos descontos indevidos. Por isso, além de investigar as fraudes praticadas no INSS, também estamos atentos às irregularidades cometidas, como descontos indevidos praticados por instituições financeiras em todo o país”, disse.
Com atuação em pautas sociais, direitos das pessoas com deficiência e de defesa do consumidor, Duarte Jr. reforça que sua presença na CPMI será marcada pelo compromisso com a justiça social e com o fortalecimento das políticas públicas de proteção ao trabalhador e às famílias brasileiras.






