![](https://psb40.org.br/cms/wp-content/uploads/2022/04/alckmin-e-lula_ricardo-stuckert_edit1.jpg)
Em 26 de agosto, tem início o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que vai até 30 de setembro para os candidatos que concorrem ao primeiro turno. O segundo turno será realizado no dia 30 de outubro, caso nenhum candidato alcance maioria absoluta dos votos válidos na primeira votação, conforme estabelece o artigo 77 da Constituição.
O PSB terá candidaturas a governo em sete Estados: à sucessão em Pernambuco e Maranhão, à reeleição no Espírito Santo e Paraíba, além do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Brasília.
Doze socialistas concorrem ao Senado: em São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Rio Grande do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins, Amapá, Santa Catarina, Acre e Alagoas.
E mais de 400 candidatos concorrem ao cargo de deputado federal, além de mais de 500 socialistas que buscam uma cadeira nas assembleias Legislativas.
No caso dos deputados federal, estadual ou distrital, cada sigla poderá indicar candidatos correspondentes ao número total das cadeiras a serem ocupadas, mais uma. Na eleição proporcional, a legislação prevê que 30% das candidaturas apresentadas por cada legenda sejam obrigatoriamente de mulheres.
Até a manhã desta segunda-feira (12), segundo a Justiça Eleitoral, foram registradas 12 candidaturas à Presidência da República, com os respectivos vices. Para governador, até o momento há 185 candidatos, espalhados por todas as unidades da Federação. No caso de senador, 192 se registraram.
Para as eleições proporcionais foram registradas, até as 9h de sexta-feira (12), 14.552 candidaturas a deputado estadual, 9.211 a deputado federal e 544 a deputado distrital.
Uma vez apresentado o registro, o que poderia ser feito até esta segunda-feira (15), ele ainda deve ser julgado pela Justiça Eleitoral, que pode deferi-lo ou não, conforme o atendimento aos requisitos legais. O prazo para o julgamento de todas as candidaturas é 12 de setembro, 20 dias antes do pleito.
Com informações da Agência Brasil