O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) irá pedir uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) nos gastos do governo federal com publicidade internacional para “melhorar a imagem do Brasil no exterior”.
O socialista solicitou acesso ao material publicitário produzido nas campanhas da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República direcionado aos Estados Unidos e Inglaterra.
Em vídeos e cartazes que somam R$ 27,9 milhões, o terceiro maior gasto da pasta, o Código Florestal brasileiro, as florestas e a preservação da vegetação nativa são exaltados. Entretanto, o desmatamento no governo Bolsonaro vem avançando de forma significativa e as campanhas contra as queimadas no país receberam apenas R$ 47,6 mil.
Uma apresentação interna da secretaria justifica a campanha internacional dizendo que o Brasil passa por um momento de “posicionamento e imagem de marca prejudicada no exterior”.
Segundo o levantamento de Vaz, houve veiculação de publicidade em telões digitais do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, com frases como “The world needs to know Brazil by Brasil” (“O mundo precisa conhecer o Brasil pelo Brasil”). Houve pagamentos para cartazes em bancas de jornais em Nova York e pontos de ônibus de Londres.
“Não faz sentido o governo gastar milhões em publicidade no exterior enquanto o comportamento do presidente é péssimo para a imagem do país”, criticou.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações d’O Globo