
Foto: Câmara Municipal de São Paulo
Após o apagão que deixou milhares de pessoas sem energia em São Paulo, a Câmara Municipal instalou a Frente Parlamentar da Infraestrutura e Engenharia. A iniciativa, do vereador Eliseu Gabriel (PSB-SP), busca detalhar os desafios de infraestrutura da cidade e propor soluções para aprimorar a legislação municipal.
“Hoje, vivemos crises e apagões por falta de planejamento adequado e investimento em infraestrutura”, justifica o socialista, que também é presidente do grupo.
Na última semana, pelo menos 4,2 milhões de pessoas ficaram sem energia na capital paulista. A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia na cidade, levou quase uma semana para restabelecer o serviço.
Há algumas décadas, segundo Eliseu Gabriel, São Paulo sofre com problemas na manutenção e modernização de sua infraestrutura. Para o vereador, as soluções vão além de decisões do Executivo, com a participação de engenheiros e da engenharia como aliados-chave nesse processo.
O colegiado também deve atuar para uma maior viabilidade econômica e social da cidade, aumentando o nível de empregabilidade do município. A frente irá realizar estudos, audiências públicas, seminários e debates para promover a integração com as ações do governo e da sociedade civil.
“Essa frente não é só de fiscalização, mas de proposição de ações pra que a gente consiga que a infraestrutura de São Paulo seja melhor, seja na habitação, seja até nas calçadas”, explica o vereador socialista.