Com as ações do governo de Renato Casagrande (PSB) na área de segurança pública, especialmente com o programa Estado Presente em Defesa da Vida, o Espírito Santo finalizou o primeiro semestre de 2025 com o menor número de assassinatos (homicídios + feminicídios) desde 1996. Ao todo, foram registrados 382 homicídios de janeiro a junho em todo o Estado, uma redução de 12,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
“A nossa política de segurança pública segue trazendo bons resultados. Com investimentos em infraestrutura, novos equipamentos, tecnologia, valorização profissional e com união das forças por meio do nosso Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Conquistamos o melhor semestre da história, além de estarmos com redução em feminicídios, homicídios dolosos e latrocínios. Esses resultados mostram que seguimos no rumo certo e precisamos continuar com essa política de segurança feita dentro do Gabinete do Governador”, afirmou o governador Casagrande.
Atualmente, todas as regiões apresentam redução de homicídios. A região Metropolitana fechou o semestre com 29 assassinatos a menos que em 2024, com 13,4% de queda. Nas áreas Norte, Sul, Noroeste e Serrana, as diminuições foram de 2,3%, 23,3%, 14,9% e 13%, respectivamente. Além disso, em relação somente a junho, foram 59 mortes violentas registradas, sendo este o segundo melhor resultado para o período desde 1996.
O Estado Presente em Defesa da Vida, criado no governo Casagrande em 2019, é um programa de gestão por resultados no âmbito da segurança pública que tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade no Espírito Santo por meio de estratégias integradas e articuladas de enfrentamento à violência, proteção e defesa social.
É desenvolvido em dois eixos: ampliação do acesso aos serviços básicos e promoção da cidadania em regiões com altos índices de vulnerabilidade social; e modelo de gestão das forças de segurança baseado em indicadores e metas, que permitem ao governo mensurar os resultados dos projetos e ações em segurança pública em cada área de forma permanente.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Espírito Santo