O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), atua na Microrregião Central Sul investindo em educação profissional. Os municípios contemplados são Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta, Castelo, Mimoso do Sul e Jerônimo Monteiro.
A educação profissional chegou até o município de Cachoeiro de Itapemirim por meio do Profic ofertando 130 vagas em cursos de almoxarife, auxiliar administrativo, eletricista, instalador predial e pintor de imóveis. Ainda na educação profissional, o Projovem oferta em Jerônimo Monteiro 120 vagas em cursos de pesca/piscicultura, turismo e hospitalidade, administração e alimentação.
Os municípios de Vargem Alta e Castelo receberão Escolas Técnicas Estaduais. No último domingo (23), o colégio onde será instalada a Escola Técnica em Vargem Alta passou a ser propriedade do Governo do Espírito Santo. A previsão é que ela seja entregue em 2015. Para o município de Castelo a previsão é que as obras iniciem em 2015. As duas escolas conterão salas de aula, laboratórios, bibliotecas, infraestrutura administrativa, quadra coberta e auditório com capacidade para 1,2 mil alunos.
Vargem Alta ainda é contemplada com o Eureka Pré-Enem a Distância, projeto que prepara os alunos para fazerem o Exame Nacional de Ensino Médio, e o curso técnico, também na modalidade a distância, em parceria com o Instituto Federal do Paraná.
Atuando na intermediação de mão de obra, o Sistema Nacional de Emprego está em Cachoeiro de Itapemirim.