Um dos maiores intérpretes brasileiros de música clássica, o pianista Arthur Moreira Lima participou da Convenção Nacional do PSB, que confirmou a candidatura do vice-governador Geraldo Alckmin a vice-presidente da República na chapa do ex-presidente Lula, na última sexta-feira (29). O artista, que é filiado ao PSB desde 2011, tocou o hino nacional diante dos mais de 400 delegados socialistas reunidos no salão do Meliá Brasil 21, em Brasília.
Após o hino nacional, entre um discurso e outro, Arthur Moreira Lima interpetrou clássicos como Carinhoso, de Pixinguinha, e Jesus, alegria dos homens, de Sebastian Bach.
Emocionado, após interpretar Asa Branca, de Luiz Gonzaga, Moreira Lima disse se sentir como “alguém que vai acordar de um pesadelo”. “É uma enorme emoção estar aqui. Eu acho que nunca toquei Asa Branca com tanta emoção. Faz sentido essa peça existir quando a gente vê todos nós reunidos aqui. Eu acho que estou me sentindo como alguém que vai acordar de um pesadelo”, afirmou.
“É bom ver tantos talentos como vocês todos, nós companheiros aqui, tantos talentos reunidos, e todos juntos. E sem perder cada um a sua individualidade, que é muito importante. Cada um com suas ideias, e um enorme somatório de sucesso do nosso país, de sucesso para nós também, e de felicidade para o nosso povo que merece”, completou.
Arthur Moreira Lima é considerado uma das mais importantes personalidades da cultura brasileira. Projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia, em 1965, e tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo. Já se apresentou com importantes orquestras como as filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, e sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, além de BBC de Londres e da National da França.
Arthur Moreira Lima tem mais de 70 anos de carreira, dos quais 15 anos foram dedicados a percorrer o Brasil em um caminhão para tocar em praças públicas. O projeto, intitulado Um piano pela estrada, já levou gratuitamente cerca de 450 concertos de música popular e clássica a diversas regiões do interior do país.
Durante sua carreira, o pianista tocou sob a regência de maestros consagrados como Kurt Sanderling, KiriIl Kondrashin, Mariss Jansons, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev e Rudolf Barshai.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional