Centenas de militantes socialistas e lideranças de vários partidos prestigiaram a posse do novo presidente do PSB no Mato Grosso do Sul, o ex-deputado estadual Paulo Duarte, na noite desta sexta-feira (30), no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande. Duarte assume o diretório estadual no lugar de Ricardo Ayache, que passa a ocupar a vice-presidência.
Cerca de 150 pessoas assinaram ficha de filiação ao partido durante o evento. Sob a direção de Duarte, o partido sai fortalecido para alçar voos maiores e eleger vereadores e prefeitos na capital e em cidades do interior nas próximas eleições.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, destacou a dedicação do ex-presidente Ricardo Ayache nos últimos anos e afirmou que a posse de Duarte reflete a nova organização do diretório socialista em preparação para o o pleito municipal de 2024.
“Nós estamos aqui para incentivar a direção do partido, para atrair pessoas que tenham capacidade e liderança e que queiram somar as ideias de um partido moderno, partido da democracia, partido de Miguel Arraes, partido de João Mangabeira, partido de Jamil Haddad, que implantou o Sistema Único de Saúde no governo do honradíssimo presidente Itamar Franco”, destacou. “Partido do Eduardo Campos, figura extraordinária do PSB. Mas agora partido também de Geraldo Alckmin, de Flávio Dino, de Márcio França, dos companheiros que estão entrando agora. Partido da militância, porque sem militância não há partido”, prosseguiu Siqueira.
Em seu discurso, Siqueira conclamou a militância a lutar para salvar a democracia, “melhorando o país, as cidades, os Estados, e demonstrando eficiência”. O presidente socialista disse ainda que, para desenvolver o país, é necessário um plano estratégico de desenvolvimento com novas tecnologias, e modernização da indústria, com capacidade de criar empregos, distribuir riquezas e diminuir as desigualdades.
“Nós do PSB sonhamos com o socialismo. É a nossa referência, é a nossa luz, é o nosso ideário. Precisamos sonhar com coisas mais urgentes, mais necessárias, para tornar o nosso país mais igual, mais justo. Mas só podemos fazer isso se tivermos a consciência de que o Brasil precisa se desenvolver plenamente”, discursou.
Paulo Duarte disse que vai dar continuidade às ações de fortalecimento iniciadas por Ricardo Ayache e reafirmou o compromisso de fazer o PSB crescer. “Vamos fortalecer os segmentos, vamos unir a juventude com a experiência. Nós vamos sair muito maiores em 2024 do que vamos entrar”, declarou o ex-deputado.
Economista e auditor fiscal do governo Estado, Duarte foi superintendente de administração tributária, secretário de Fazenda, secretário de Governo, secretário de Infraestrutura e Habitação, além de deputado estadual por três mandatos e prefeito de Corumbá entre 2012 a 2016.
O novo presidente estadual destacou ainda que o Partido Socialista Brasileiro é um partido “de inclusão”, que combate a desigualdade social e luta por um país mais justo. “O PSB é efetivamente um partido de inclusão, é um partido que não vai ser sectário. Partido, como o próprio nome diz, não é só pra ter pessoas que pensam de forma igual. Não podemos falar só para nós, temos que falar para a população, com uma linguagem ampla, universal”, defendeu.
“Queremos atrair pessoas que pensam num Brasil sem desigualdade social, que pensa num Brasil de fato inclusivo, independemente de quem votou no passado. Dirigir o partido é buscar afinidades, buscar aquilo que nos une, aquilo que converge em torno de um Brasil que seja justo. Mas sobretudo o que tem no programa do PSB, que combate a desigualdade. Um país com desenvolvimento econômico e social, mas que seja menos desigual”, completou.
Anfitrião do evento, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande e presidente municipal do PSB, vereador Carlos Augusto Borges, mais conhecido como Carlão, disse que o PSB deve ser protagonista nas eleições municipais. “O nosso partido só pode crescer se disputarmos eleição. Não tem partido sem voto. Vamos aprimorar o crescimento das bases do partido. Temos que participar da majoritária, não podemos ser só coadjuvante, mas esquecer dos nossos companheiros”, defendeu.
A solenidade contou com a presença de importantes lideranças da política sul-mato-grossense. O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSB), representou na cerimônia os 21 municípios onde o PSB possui mandatos. Também participaram o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o deputado federal Beto Pereira (PSDB),o deputado estadual Pedro Kemp (PT), e o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Eduardo Rocha, que representou o atual governador do MS, Eduardo Riedel (PSDB).
Em sua fala, Ricardo Ayache agradeceu a confiança e o apoio da Executiva Nacional, do presidente Carlos Siqueira e das lideranças e militantes do partido. “O apoio que vocês nos emprestaram ao longo desses anos foi fundamental para nos ajudar a reconstruir um novo momento no Brasil, um novo momento no Mato Grosso do Sul, mas, acima de tudo, oferecer a Paulo Duarte a oportunidade de construir um futuro ainda maior aqui”, declarou.
Representando os segmentos sociais do PSB, Sarah Santos, do PSB Inclusão, disse que o partido precisa reafirmar seu compromisso com a igualdade de direitos e oportunidades para todos os cidadãos. “Dentro dos partidos políticos, os segmentos de minorias sociais exercem um papel fundamental na construçao de uma sociedade mais justa. Os partidos têm a responsabilidade de abraçar esses segmentos e de garantir que as nossas vozes sejam ouvidas e representadas”, afirmou.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional