Reconhecimento.. Assim pode ser definida a sessão de entrega do Diploma de Mérito Cidade de Manaus, ao ex-governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB Eduardo Henrique Accioly Campos, nesta sexta-feira (25), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A propositura foi uma iniciativa dos vereadores do PSB Elias Emanuel e Marcelo Serafim – presidente do partido no Amazonas.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Bosco Saraiva (PSDB) e contou com a presença do prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB), do vice-prefeito Hissa Abrahão (PPS), do ex-prefeito Serafim Correa (PSB), além de representantes da indústria e do comércio locais, e dos vereadores da CMM.
Em seus pronunciamentos os vereadores Elias Emanuel e Marcelo Serafim destacaram a instalação do entreposto para produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM), no município de Ipojuca (PE) – na região metropolitana de Recife, em março deste ano -, como o principal motivo para homenagear o ex-governador pernambucano e ex-ministro da Ciência e Tecnologia. Elias relembrou que a criação do entreposto ocorreu durante a época em que Campos era governador de Pernambuco, e resolveu contribuir com o escoamento da produção da ZFM, por meio do Porto de Suape, um dos mais modernos da América Latina.
"O entreposto de Ipojuca é um braço forte da Zona Franca no Nordeste, e ajudou a diminuir o escoamento da produção em 12 dias de transporte. Este é um fato suficiente para que Eduardo Campos se torne nosso conterrâneo", salientou Elias Emanuel. Ainda de acordo com ele, a Suframa precisa voltar a ser uma agência de desenvolvimento para a Amazônia. Ele relembrou o contingenciamento de R$ 300 milhões, por parte da União, que conforme o parlamentar poderia ser empregado na geração de renda nos estados do Amazonas, Roraima, Amapá, Rondônia e Acre.
Logística
"O entreposto de Ipojuca é uma revolução, é o ponta pé inicial para algumas das melhorias necessárias da Suframa", salientou o prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto. Segundo ele, a homenagem proposta ao ex-governador pernambucano foi justa e necessária, pela contribuição que ele deu ao modelo Zona Franca.
O ex-prefeito Serafim Correa, chamou a atenção para o fato de que a logística do entreposto de Ipojuca, induziu com que a hidrovia do rio Solimões fosse utilizada, e o transporte da produção da ZFM, antes feito em balsas, passou a ser realizado em navios, que chegam a transportar 3 mil containers de uma só vez, além de diminuir os impostos.
Contribuição
Eduardo Campos se disse feliz por ter colaborado com o desenvolvimento do Amazonas e de Manaus, enquanto governador de Pernambuco, e também como Ministro da Ciência e Tecnologia, ocasião em que destinou verbas para os institutos de pesquisa da região Norte. "É uma honra para mim hoje me tornar um conterrâneo de vocês, que moram em uma das cidades mais belas do país, e uma das mais lembradas fora do Brasil. Também estou feliz por ter contribuído com a integração da Zona Franca com um dos melhores e mais modernos portos da América Latina, o porto de Suape", pontuou.
De acordo com Campos, a homenagem recebida pela CMM aumentou o seu compromisso com a luta dos povos da região Norte e Nordeste, que de acordo com ele devem ser tratados com equidade e respeito.