
Foto: Chico Ferreira
Miguel Arraes e Eduardo Campos, figuras centrais na história do PSB e referências na defesa da democracia e da justiça social, são homenageados com a exposição “Ciclos de Coragem: duas gerações, um só compromisso”. A mostra, promovida pela Fundação João Mangabeira (FJM), foi inaugurada na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (6), com a presença de lideranças e parlamentares de diversos partidos.
O lançamento ocorreu no mesmo dia em que o PSB celebra seus 78 anos de fundação, e reúne imagens, documentos e registros históricos que relembram as trajetórias de Arraes e Eduardo, marcadas pelo compromisso com o povo brasileiro e com o desenvolvimento do país.
Filhos de Eduardo Campos e bisnetos de Miguel Arraes, o líder do PSB na Câmara, Pedro Campos, e o presidente nacional do partido e prefeito do Recife (PE), João Campos, destacaram o legado de ambos como inspiração para os desafios políticos atuais.
“Num momento em que a nossa democracia é tantas vezes atacada, é fundamental que o país conheça e valorize suas boas referências. Arraes e Eduardo sempre colocaram o povo à frente de qualquer interesse. Homenageá-los é lembrar que nossa vida pública deve ser, todos os dias, um exercício de luta contra as injustiças”, afirmou João Campos.
Pedro Campos ressaltou a importância de valorizar os exemplos da política brasileira que verdadeiramente representam o povo. “Arraes nos ensinou, com a própria trajetória de vida, que a democracia é inegociável. E Eduardo nos mostrou o que é ser socialista no século XXI: trabalhar para garantir igualdade real de oportunidades ao povo brasileiro. Celebrar os 78 anos do PSB homenageando essas duas figuras centrais da nossa história política é reafirmar nossos compromissos com o desenvolvimento do país”, afirmou Pedro.
Visão de futuro
O presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, relembrou o papel dos homenageados na construção do PSB. “São dois homens de importância imensurável para Pernambuco, para o Brasil e para o nosso partido. Suas ideias seguem vivas porque apontam para o futuro, um futuro de desenvolvimento, prosperidade e soberania”, acrescentou.
A cerimônia contou com a presença da bancada do PSB na Câmara, do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, além de parlamentares de outras legendas que compartilham o compromisso com a democracia.

Foto: Chico Ferreira
Para França, é sintomático fazer essa solenidade no dia em que o plenário está cheio de parlamentares da oposição, “amordaçados” como se estivessem impedidos de falar. “Nós nessa homenagem estamos fazendo justamente o contrário, estamos mostrando alternativas e pessoas que viveram momentos diferentes do país, mas sempre respeitando o processo democrático”, disse o ministro.
O recém-empossado deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que já foi governador do Distrito Federal, senador e deputado distrital pela legenda, também participou da homenagem.
“Tive a honra de trabalhar com Eduardo Campos, esse político visionário e realizador, que transformou a política de ciência e tecnologia no Brasil. Arraes e Eduardo continuam nos inspirando, não apenas pela memória, mas pela prática política que seguimos realizando com base em seus legados”, afirmou durante o evento.
A exposição Ciclos de Coragem pode ser visitada até o dia 15 de agosto, no Espaço Mário Covas (Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília).






