Através de parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) promove o apoio a quatro projetos de ponta realizados no Estado do Piauí. Os termos de outorga para a liberação de recursos do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) foram assinados nesta segunda-feira pelos pesquisadores e pela Fapepi. Ao todo serão investidos nos projetos selecionados R$ 800 mil em projetos a serem aplicados em um prazo de 48 meses, em determinados casos ampliáveis por mais 12 meses.

O pesquisador Ademir Araújo, coordenador de um dos projetos beneficiados com o Pronex explica que ao longo dos próximos 4 anos será desenvolvida pesquisa a partir da área de microbiologia de solos e genética. “A ideia é estudar nos próximos 4 anos como funciona a biodiversidade no parque de Sete Cidades, onde a gente sabe que há áreas de preservação permanente e outras de efeito antrópico”, relata o pesquisador acrescentando que serão realizadas análises moleculares no solo e nas plantas para identificação de espécies vegetais e de micro-organismos. Serão envolvidos pesquisadores do Piauí, de Pernambuco e São Paulo para estabelecer a interação a fim de capacitação de alunos. Ao todo são 10 pesquisadores envolvidos no projeto, com 6 bolsistas em produtividade, condição básica para participar do Pronex.

Outro projeto a ser apoiado nos próximos 4 anos é o da professora Antônia Jesuíta. Abordando planejamento urbano a partir da constituição dos planos diretores, o projeto firma-se como um estudo sobre os municípios. “O projeto surge como uma continuidade de um projeto anterior meu sobre governança participativa em uma proposta mais ampla sobre como os municípios estão implementando o plano diretor, um instrumento importante e de grande potencial para a gestão urbana se bem aplicado”, conta a pesquisadora explicando que o projeto vai estudar que municípios de fato constituíram planos diretores.

O projeto também vai estudar como os planos diretores são compatíveis com o Estatuto das Cidades.
De acordo com a diretora técnico-científica da Fapepi, Francisca Lúcia de Lima, os projetos são elaborados por pesquisadores bolsistas de Produtividade categoria 1 e 2 do CNPq e os recursos serão repassados em duas parcelas, a primeira de 88 mil reais e a segunda de 112 mil reais. “Os projetos são em áreas diferentes como planejamento urbano, microbiologia de solos, farmacologia e zootecnia. Todos são relevantes em relação às pesquisas desenvolvidas no Piauí e vão permitir a consolidação do cenário científico local”, destacou a diretora técnico-científica.

O Pronex busca apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, a partir da seleção de propostas para apoio financeiro a projetos. Para o Pronex foram apresentadas 11 propostas, das quais cinco foram eliminadas por não estarem adequadas. As 6 propostas restantes foram ranqueadas a partir de análise e 4 foram selecionadas. As 6 propostas restantes foram ranqueadas a partir de análise e 4 foram selecionadas. Serão investidos nos projetos selecionados R$ 800 mil em projetos a serem aplicados em um prazo de 48 meses, em determinados casos ampliáveis por mais 12 meses.