A Fundação João Mangabeira (FJM) divulgou o resultado do processo seletivo de projetos de pesquisa sobre a história do Partido Socialista Brasileiro (PSB) nos estados. Foram selecionadas quatro propostas das coordenações estaduais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Amapá e Alagoas.
As pesquisas receberão um investimento de R$ 270 mil e serão supervisionadas e orientadas pela direção nacional da Fundação. A iniciativa tem como objetivo resgatar a memória do PSB em diferentes regiões do país.
Cada projeto terá material publicado em meio físico e virtual, com audiovisuais e acervos digitalizados. As coordenações estaduais terão de setembro deste ano até março de 2017 para realizarem os trabalhos.
O presidente da FJM, Renato Casagrande, ressalta a importância da iniciativa e afirma que a trajetória do partido se confunde com a história da democracia no país. “Vamos iniciar esse processo de recuperação da trajetória do PSB contemplando estados de regiões diversas. A iniciativa vai nos permitir conhecer um espectro amplo da história do partido e as suas especificidades em cada estado”, afirma Renato Casagrande.
A FJM no Rio Grande do Sul fará o resgate da memória socialista desde a fundação do partido, em 1947. Já em São Paulo, a coordenação da Fundação produzirá um vídeo-documentário sobre a trajetória do PSB no período de 1947 a 1964.
A FJM no Amapá fará abordagem das influências sociopolíticas do PSB na realidade amapaense a partir da década de 1980 e Alagoas retratará os conflitos políticos e sociais desde a fundação do partido no Estado em 1950.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional