O candidato do PSB Roberto Claudio venceu, neste domingo (28), o segundo turno das eleições em Fortaleza, capital do Ceará. Eleito pela coligação “Pra Renovar Fortaleza” – formada por 11 partidos – o socialista Roberto Claudio, conquistou 53,02% dos votos válidos. Disputava o cargo de prefeito contra o petista Elmano de Freitas, que obteve 46,98%.
Confira o resultado completo, segundo o TSE
Roberto Cláudio (PSB) – 650.607 (53,02%)
Elmano de Freitas (PT) – 576.435 (46,98%)
Nulos – 83.193 (6,19%)
Brancos – 33.782 (2,51%)
Válidos – 1.227.042 (91,3%)
Propostas
O socialista pretende aprimorar o turismo na capital. “Nossa cidade é naturalmente vocacionada para o turismo, pois tem 30 quilômetros de uma das mais lindas costas do mundo e um povo generoso e acolhedor. Precisamos qualificar melhor os profissionais para atuar nesse mercado”, afirmou.
Com doutorado em saúde pública, Roberto Claudio tem maior facilidade em lidar com o setor, item importante em Fortaleza. Pretende construir Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); mas antes pretende colocar para funcionar os 92 postos de saúde de Fortaleza, com médicos e medicamentos para a sociedade. Para o socialista a saúde deve ser tratada com compromisso e seriedade.
Sua opinião é que, somente uma educação de qualidade mudará a realidade social das pessoas mais humildes. Como, atualmente, Fortaleza é cogitada como a segunda pior cidade em educação no Ceará, o socialista pretende construir creches e escolas para as 110 mil crianças que se encontram fora de sala de aula.
Roberto Claudio também pretende agilizar melhorias no transporte público, como criar o Bilhete Único e desenvolvimento da Mobilidade Urbana. Além do objetivo de entregar 20 mil casas e acabar, de vez, com as áreas de riscos em Fortaleza.
Roberto Claudio
Socialista formado em medicina, casado, tem duas filhas, filho e neto de professores. Aos 36 anos se candidatou em Fortaleza (CE) com total apoio do PSB e do governador do Ceará, Cid Gomes, sendo eleito pela população para atuar como prefeito nos próximos quatro anos.
No ano de 2006 foi eleito deputado estadual, com 21.283 votos. Foi vice-líder do primeiro governo Cid Gomes; presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Ceará e membro de Comissões importantes, como: Educação, Cultura e Esportes; Seguridade Social e Saúde; Fiscalização e Controle; e Constituição, Justiça e Redação.