O deputado estadual Emidinho Madeira (PSB) presidiu a instalação da Frente Parlamentar contra a Privatização de Furnas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Localizada entre os municípios mineiros de São José da Barra e São João Batista da Glória, e com sistema pelo qual passam 40% da energia elétrica do país, Furnas é uma das subsidiárias da Eletrobras incluída no pacote de privatizações do governo Michel Temer.
“Resolvemos entrar nessa luta porque entendemos que privatizar Furnas trará um grande prejuízo para Minas e para o Brasil. É preciso que toda a bancada mineira se sensibilize e convença o governo de que esta não é uma boa hora para se falar em privatizar a empresa”, defendeu o socialista, autor da iniciativa e presidente da Frente.
A Frente foi instalada em audiência pública da Comissão de Minas e Energia da ALMG, nesta segunda-feira (12), em ato que reuniu parlamentares, prefeitos e lideranças sindicais em protesto contra os planos de venda da subsidiária.
Madeira alertou para os riscos de privatizar a estatal, como ameaça à soberania nacional na gestão de recursos hídricos e aumento da tarifa de energia.
“Para a construção de Furnas, muitas terras foram inundadas, famílias foram divididas. Muito investimento foi feito para agora vendermos a empresa a preço de banana”, criticou.
Foram investidos na estruturação da Eletrobras cerca de R$ 400 bilhões, enquanto o governo estima arrecadar cerca de R$ 12 bilhões com a venda da estatal, comparou o parlamentar.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da assessoria do deputado