A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) convida para o seminário “Ações Concretas para o Desenvolvimento da Navegação Fluvial na Amazônia”, que será realizado nesta terça-feira (26), na Câmara dos Deputados. O objetivo principal é apresentar ideias e propostas para melhorias no sistema, debater a situação atual da Amazônia e o que pode ser mudado para trazer maior segurança e desenvolvimento.
O evento é uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Navegação Fluvial na Amazônia e contará com três palestras e dois depoimentos. Durante o seminário também participarão os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; e da Marinha, comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.
Janete Capiberibe, presidente da Frente Parlamentar, tem cobrado a implantação de uma linha de crédito com recursos do Fundo da Marinha Mercante e subsídio do Tesouro Nacional para a renovação da esquadra ribeirinha. A deputada socialista explica a necessidade de técnicos de carpintaria e construção naval e navegação fluvial nos currículos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou a motivação da instalação de Escolas Técnicas Navais, Centros Vocacionais e Estaleiros-Escola.
“O investimento em tecnologia e capacitação nesta modalidade de transporte, na Amazônia e em todo o restante do país, contribuirá, ainda, para a redução da emissão de gás carbônico”, lembra Janete.
Uma das bandeiras mais fortes, defendida pela deputada, é a erradicação do escalpelamento por motores de barcos. Janete é autora da Lei 11.970/2009, que obriga a instalação de proteção no volante e eixo dos motores estacionários adaptados à navegação. “É urgente alterar a estrutura da navegação fluvial na Amazônia, tirando de operação os barcos causadores dos acidentes e tornando a esquadra ribeirinha mais segura", alerta.
Estes e outros temas serão apresentados e debatidos durante o seminário da Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Navegação Fluvial na Amazônia. A Mesa de Abertura será composta pelos socialistas, Glauber Braga (PSB/RJ), Janete Capiberibe (PSB/AP) e pelo senador João Capiberibe (PSB/AP), entre outros parlamentares.
Mais informações sobre o seminário “Ações Concretas para o Desenvolvimento da Navegação Fluvial na Amazônia” pelos telefones: 3215 9654 / 3215 9659 ou por meio dos e-mails patrí[email protected]/ [email protected].
SERVIÇO:
Data: 26 de março de 2013 (terça-feira);
Horário: das 09h – 13h;
Local: auditório Freitas Nobre, anexo IV da Câmara dos Deputados;
Confira abaixo a programação completa:
Mesa de Abertura:
Deputada Janete Capiberibe (PSB/AP);
Deputado Glauber Braga (PSB/RJ);
Deputado Evandro Milhomen (PCdoB/AP);
Deputada Fátima Pelaes (PMDB/AP);
Deputado Miriquinho Batista (PT/PA);
Deputado Átila Lins (PSD/AM);
Senador Capiberibe (PSB/AP);
Senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA);
Palestras
TEMA: A Importância da Hidrovia para o Desenvolvimento da Amazônia
PALESTRANTES:Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp;
Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos;
Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto;
Ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti;
Superintendente de Navegação de Interior da Agência Nacional de Transportes ANTAQ, Adalberto Tokarski;
Doutor em Logística e Transporte e professor da Universidade Federal do Amazonas, Antônio Jorge Cunha Campos;
TEMA:Modernização da Frota da População de Baixa Renda da região Norte
PALESTRANTE: Defensora Pública da União (8º Ofício Superior Criminal), Luciene Strada de Oliveira;
TEMA:Necessidade de um SAMU FLUVIAL
PALESTRANTE: Secretário da Saúde de Alenquer/PA, José de Jesus Lima;
Depoimentos:
TEMA:Erradicação do Escalpelamento na Amazônia
PARTICIPANTE:Vice-presidente da Associação das Vítimas de Acidente de Escalpelamento, Franciane da Silva Campos;
TEMA:A Construção de Barcos Artesanais
PARTICIPANTE:Construtor de Barcos Artesanais do Estado do Amapá, Juscelino Lobato Marreiros;