Um dia para ficar na história. Assim pode ser resumido este sábado (04), quando, após 22 anos de rompimento, o presidente Nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) voltaram a subir em um mesmo palanque. A inauguração do comitê de Jarbas Filho (PMDB) selou de vez a paz política entre os dois grupos, que agora se unem para eleger Geraldo Julio (PSB) prefeito do Recife.
Ao discursar, Geraldo destacou que a reaproximação mostra a capacidade de unir demonstrada pela Frente Popular nesta campanha e o compromisso de Jarbas e Eduardo com o interesse público. "A nossa campanha reuniu um grupo de lideranças que tiveram e têm um papel importante na história de Pernambuco e do Recife”, afirmou, para os aplausos do público presente.
“Esse gesto de hoje se escreve com o 'P' maiúsculo da política", bradou Eduardo Campos, antes de citar o líder espiritual indiano Mahatma Gandhi. "’Só quem tem coragem sabe fazer a paz'”, disse. “Quem tem coragem, faz paz não em torno de projetos eleitorais. Mas faz paz em torno do projeto da cidade”, completou o governador.
Jarbas Vasconcelos revelou que a ideia era trazer o PMDB de volta à Frente Popular somente em 2014, mas que os problemas enfrentados pela cidade do Recife fizeram com que a recomposição fosse antecipada. Para o senador, o PT "abusou da consciência, conduta e inteligência dos recifenses". "Pernambuco anda e o Recife não pode ficar parado, estagnado, humilhado", lamentou.
Disputando um mandato eletivo pela primeira vez, Jarbas Filho lembrou que o pai elegeu-se prefeito do Recife em 1985 neste mesmo campo político. "Tenho a convicção de que a mesma Frente Popular vai fazer Geraldo Julio prefeito do Recife no próximo sete de outubro", afirmou.