Garantido pela Constituição, o direito à alimentação de qualidade é um desafio e a crise econômica que afeta o país vem aprofundando esse cenário. Para a população em situação de rua no Recife, o apoio da prefeitura para enfrentar esse desafio chega na forma do primeiro restaurante popular inaugurado pelo prefeito Geraldo Julio (PSB), nesta segunda-feira (23).
O Restaurante Popular Naíde Teodosio tem capacidade para ofertar 750 almoços por dia, gratuitos para a população de rua, e fica localizado no bairro de Santo Amaro, no centro do Recife. Ele faz parte do Programa Chegando Junto, implantado pelo socialista para prestar assistência social e gerar renda aos munícipes, contribuindo para a redução da pobreza e da desigualdade social.
O objetivo do equipamento é promover mais dignidade, garantindo direitos e contribuindo para a segurança alimentar da população mais vulnerável, além de combater a desnutrição. Os almoços no Restaurante Popular serão oferecidos diariamente de domingo a domingo, das 11h as 14h. A iniciativa também atende às diretrizes do Plano Municipal de Atenção Integral à População em Situação de Rua, construído pelo poder público em conjunto com a sociedade civil.
“Estamos vendo a população de rua aumentar no Brasil inteiro, por isso lançamos o Programa Chegando Junto para prestar assistência para as pessoas mais necessitadas. O restaurante popular representa justamente isso, é oferecer essa refeição e reforçar a alimentação e a saúde dos que mais precisam”, destacou o prefeito. Ele ainda disse que será inaugurado o segundo restaurante popular ainda nessa semana.
Batizado em homenagem a Naíde Teodósio, médica referência na área da Nutrição, tendo desenvolvido importantes contribuições no combate à desnutrição, oferecerá refeições gratuitas para a pessoa em situação de rua, cadastradas e acompanhada pelos serviços de assistência social oferecidos pelo município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife. A população também poderá usufruir das refeições mediante pagamento de preço popular (R$ 6,71).
Representante do Movimento Nacional de População de Rua, Carlos Alberto, falou sobre o impacto da ação na vida dos que mais precisam. “Alimentação não é nutrição. Esse restaurante vai possibilitar a segurança alimentar de tantas pessoas, além da dignidade. Isso é uma benção e estamos agradecidos pelo olhar do prefeito Geraldo Julio com a causa”, declarou.
Abrigo Noturno Irmã Dulce
Na véspera de Natal, terça-feira (24), o prefeito Geraldo Julio também entregou o Abrigo Noturno Irmã Dulce, que irá proporcionar um ambiente protegido e digno para o descanso das pessoas em situação de rua no Recife.
“O abrigo noturno vai trazer para a população de rua, além da dormida, o banho de chuveiro, o asseio, atendimento psicossocial necessário com vários profissionais disponíveis. É mais um serviço importante no atual cenário que o Brasil se encontra”, afirmou.
O acolhimento no abrigo funcionará das 19h às 7h e contará com espaços de convivência, banheiros e dormitórios para receber até 100 pessoas, entre homens, mulheres, adultos, idosos e pessoas com deficiência. No local, os usuários receberão kits de higiene pessoal para utilizarem os banheiros.
Também haverá espaços para guardar pertences pessoais. Entretanto, não será permitida a entrada com porte de materiais cortantes de qualquer natureza. O acesso ao abrigo será controlado por catraca, liberada após confirmada a de identificação, previamente elaborada por equipes da Secretaria Executiva de Assistência Social.
O cadastro irá permitir aos frequentadores o devido acompanhamento psicossocial, já que o espaço contará com a presença de psicólogos, assistentes sociais e cuidadores. Também haverá equipes administrativas, portaria e serviços gerais. Além disso, ações coletivas poderão ser realizadas no espaço para viabilizar serviços de relacionados à saúde, segurança e políticas sobre drogas. Idosos, pessoa com deficiência e pessoas que vivem a menos tempo em situação de rua serão prioridade do acesso ao Abrigo Noturno.
Para garantir o bom convívio dos usuários e manter saudável a rotina do equipamento, um contrato de convivência interna está sendo elaborado pela SDSJPDDH com o objetivo de nortear as regras a serem seguidas no ambiente. O regimento será entregue aos frequentadores e estará disponível no abrigo.
“Nós temos um trabalho permanente de atenção à população em situação de rua, que é feito pelas equipes com o objetivo de tentar fazer a volta do convívio familiar, social, da empregabilidade, dessas pessoas. Mas com o empobrecimento da população, o desemprego prolongado, estamos vendo a população de rua aumentar no Brasil inteiro. Então são necessários políticas públicas adicionais. Aqui estamos enfrentando esse cenário com os restaurantes populares e agora com o abrigo noturno”, complementou o prefeito Geraldo Julio.
Com informações da Prefeitura do Recife