A gestão da prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), ocupa o primeiro lugar no ranking das capitais brasileiras com melhor situação financeira. O levantamento da Consultoria Tendências, divulgado pelo portal G1, aponta que a cidade ficou com nota 9,06, em uma escala de 0 a 10, se encaixando na classificação “muito boa”.

Foram avaliados seis indicadores: endividamento; poupança corrente; liquidez; resultado primário; despesa com pessoal; e encargos sociais e investimentos. Rio Branco ficou a frente de Palmas (TO), com 8,79, Boa Vista (RR), com 8,3, e Curitiba (PR), com 8,01. Socorro comemorou o resultado e disse que, apesar das dificuldades econômicas e da restrição de recursos financeiros, sua gestão tem se empenhado pela responsabilidade no uso dos recursos públicos.

“Rio Branco possui um orçamento insuficiente para prover a cidade de toda a infraestrutura necessária, mas temos trabalhado com responsabilidade para não comprometer a situação fiscal do município, ou seja, não gastar mais do que é arrecadado e fazer investimentos de forma equilibrada, dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou.

Ela ponderou que a excelente colocação não quer dizer que a administração municipal tenha dinheiro sobrando em caixa, mas que o indicador mostra que o orçamento é bem aplicado.Pela análise, os municípios com boa capacidade fiscal precisam ter nota média igual ou acima de 6.

Para ser considerado com muito boa capacidade, a nota tem de ultrapassar 8. Das gestões das 26 capitais estaduais, apenas oito consideradas bem avaliadas; quatro com situação econômica ‘muito boa’ (Rio Branco, Boa Vista, Palmas e Curitiba) e outras quatro com situações consideradas ‘boas’ (Porto Velho, Vitória, Aracaju e Manaus).

 

Com informações da Prefeitura de Rio Branco