
Márcio França: “Trabalho e educação é o primeiro passo para o processo de recuperação e inclusão social”.
Em São Paulo, presos em regime semiaberto e jovens internos que cumprem medidas socioeducativas trabalham na manutenção de prédios de escolas públicas e, em troca, têm a remissão de pena. A iniciativa integra o programa Via Rápida Expresso, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), em parceria com as secretarias de Educação e de Administração Penitenciária.
Antes de reparar muros, salas de aula, pátios, quadras e banheiros, os beneficiários do programa são capacitados em cursos profissionalizantes. Até o fim de julho deste ano, serão qualificados 2.720 participantes e beneficiadas 115 escolas.
“A reintegração de apenados nem sempre é uma tarefa fácil. Por um lado há o preconceito das pessoas e por outro, a preocupação de como fazer o restabelecimento com dignidade e de forma eficaz”, explica o vice-governador de São Paulo e secretário da SDECTI, Márcio França (PSB).
“O Governo encontrou a fórmula de sucesso, trabalho e educação, que é o primeiro passo para o processo de recuperação e inclusão social”, afirma França. Desde que foi criado, no ano passado, o projeto já profissionalizou 1.550 presos e contemplou 48 escolas em todo o Estado, afirma o socialista.
Os cursos do Via Rápida Expresso reúnem dois módulos, divididos em 25/horas de aulas teóricas e 75/horas de práticas. Essa última etapa é realizada nas escolas. Os municípios são incluídos no programa de acordo com a demanda de reeducandos na região.
A SDECTI também é responsável pelo Via Rápida Econômico, que oferece cursos de capacitação a desempregados, e o Via Rápida Emprego, pelo qual já receberam qualificação profissional mais de 230 mil pessoas em todo Estado.
Outra modalidade em fase de implementação é o projeto Via Rápida 18, cujo objetivo será o desenvolvimento pessoal e social de jovens em situação de vulnerabilidade por intermédio da oferta de cursos profissionalizantes básicos gratuitos e de atividades sociais junto à comunidade.
Os programas integram o Via Rápida, lançado em 2011 sob a coordenação da SDECTI para oferecer capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. A iniciativa já atendeu mais de 240 mil pessoas em 645 municípios.
Em 2015, o Programa foi dividido nas modalidades Via Rápida Emprego, Via Rápida 18, Via Rápida Expresso e Via Rápida Econômico.
Assessoria de Imprensa/PSB Nacional com informações do Governo do Estado de São Paulo