O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), participou, nesta quarta-feira (20), da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20. O primeiro local visitado pelo governador foi o estande do Espírito Santo. Ele conferiu de perto o sucesso que o café capixaba tem feito junto aos visitantes, que também conhecem a agricultura orgânica do Estado. Casagrande permaneceu no espaço do Estado, montado no Parque dos Atletas por mais de uma hora, recebendo convidados e atendendo à imprensa.
No estande do Espírito Santo, o governador esteve acompanhado da deputada federal Iriny Lopes, do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Sandro Locutor, dos secretários de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca, Enio Bergoli; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Patrícia Gomes Salomão; do diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Aladim Cerqueira e do superintendente Adjunto de Relações Nacionais, Handerson Siqueira, entre demais autoridades.
Quem prestigiou o estande degustando o café capixaba foi Cláudio de Jesus, presidente da Águas de Portugal (ADP) Internacional. “Acreditamos que o potencial energético do Espírito Santo nos aproxima para firmar um protocolo de intenções comuns a ambas as partes”, disse Cláudio ao presidente do Iema. Mais de 100 pessoas circularam pelo estande capixaba durante a visita do governador Renato Casagrande.
O governador aproveitou sua passagem pelo Parque dos Atletas para uma visita a estandes de países, como a Itália, e de estados brasileiros e instituições, como o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ).
Casagrande identificou a diversidade cultural da Conferência. “A participação do Espírito Santo na Rio+20 apresentou ao mundo três importantes Programas do nosso Governo, que são o Incluir, de enfrentamento à miséria e proteção social, o Reflorestar, que vai recuperar a Mata Atlântica com pagamento por serviços ambientais, e o Águas Limpas, maior programa de saneamento da história do Espírito Santo, e que vai fazer de Vitória a primeira capital no Brasil a ter 100% de esgoto tratado”, afirmou o governador.
Em seguida, Casagrande partiu para o Riocentro, onde participou junto a chefes de Estado de todo o mundo, da abertura oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável –a Rio+20.