
Pacientes de covid-19 no Hospital Municipal de Campanha Gilberto Novaes, em Manaus.RAPHAEL ALVES / EFE
Os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, e de Pernambuco, Paulo Câmara, colocaram à disposição leitos para pacientes em tratamento da Covid-19 em Manaus (AM).
Após recorde de internações, o sistema de saúde amazonense entrou em colapso e os hospitais ficaram sem oxigênio para os pacientes internados. A média móvel de mortes cresceu 183% no Estado nos últimos 7 dias. Até a última quarta-feira (14), mais de 219 mil pessoas haviam sido infectadas e mais de 5,8 mil morreram com a doença.
Na noite desta quinta-feira (15), Paulo Câmara entrou em contato com o governador do Amazonas e colocou o Estado de Pernambuco à disposição para receber pacientes. “Faremos tudo que esteja ao nosso alcance para ajudar os irmãos do Amazonas a superar esse momento crítico da pandemia”, afirmou em suas redes sociais.
Cenas de horror observadas no Estado viralizaram na internet nos últimos dias, médicos transportando cilindros de oxigênio nos próprios carros para os hospitais, familiares tentando comprar o insumo para tentar salvar os pacientes internados e cemitérios lotados instalando câmaras frigoríficas.
Entre as medidas adotadas pelo governo pernambucano está a distribuição de seringas e agulhas que serão usadas na aplicação da primeira dose nos públicos prioritários nas duas primeiras fases da campanha de vacinação contra a Covid-19.
“Tão logo as vacinas cheguem já estamos preparados, com cronogramas definidos de recebimento de novas seringas, para que, assim que haja disponibilização da vacina, não falte esse insumo fundamental. Vamos avançar e dar condições a todas as pessoas em Pernambuco de serem imunizadas contra o novo coronavírus”, afirmou Câmara.
Assim como Paulo Câmara, Casagrande anunciou a oferta de 30 vagas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), próprias para o tratamento da Covid-19, para atender a pacientes do Amazonas.
“Temos condições de recebê-los a partir desta madrugada (15). O momento exige solidariedade e união dos Estados em prol das vidas humanas”, afirmou Casagrande.
Transferência de pacientes
Na manhã desta sexta-feira (15) aviões da Força Aérea Brasileira começaram a transportar 235 pacientes de Manaus que serão internados em outros estados. Além de Pernambuco, há voos programados para Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Distrito Federal.
Variante do Coronavírus
Segundo dados divulgados pela FioCruz Amazônia, há uma nova variante do coronavírus que causa a Covid-19 circulando no Estado, trata-se da mesma variante identificada no Japão após viajantes do país passarem pelo estado brasileiro.
Segundo a instituição, essa nova variante carrega mutações que já foram associadas à maior transmissão, mas ainda não é possível afirmar se ela é mais transmissível ou não. Nesta quinta-feira (14), o Governo britânico vetou a entrada de voos vindos do Brasil para evitar a entrada de uma nova cepa do vírus.