O Governo da Paraíba, juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) concluiu a primeira edição do curso “Anticapacitismo no Sistema Único de Assistência Social (Suas) – Aprimoramento das intervenções profissionais na rede socioassistencial”. A formação promoveu o debate sobre o atendimento e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
A capacitação continuada foi iniciada em setembro, mês alusivo à Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, e concluída na última sexta-feira (25), em Campina Grande.
Cerca de 600 profissionais participaram do curso que tem como objetivo a formação dos profissionais e torná-los agentes multiplicadores do tema, sendo capazes de identificar e definir o que é capacitismo e combatê-lo nas suas ações cotidianamente.
“Eu acredito que a política da pessoa com deficiência na Paraíba avança a passos largos. Já discutimos um plano estadual de políticas públicas para a pessoa com deficiência, temos um Comitê Gestor Estadual que discute essa política, formações sobre o combate ao capacitismo na Paraíba, sendo a primeira voltada aos profissionais do Sistema Único de Assistência. Houve o retorno dos processos conferenciais e isso possibilitou um diálogo maior com o Governo Federal, que proporcionou também o avanço dessa política pública aqui na Paraíba. Isso é uma posição de compromisso do Governo, que a gente consegue identificar que não é apenas querer, mas fazer, e isso faz toda a diferença”, destacou a coordenadora estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Emília de Oliveira.
Para a assistente social e educadora social, Carla Rosângela, é um momento importante e grandioso o desse curso. “Se a gente olhar para trás e observar o que foi, o que ainda é a luta da pessoa com deficiência nesses espaços, principalmente no mundo do trabalho, é uma grande vitória. Porque eu não nasci pessoa com deficiência, eu me tornei pessoa com deficiência. Então, para além de hoje ser uma profissional, lá atrás eu precisei reivindicar”, lembrou.
Com informações do Governo da Paraíba