
Ricardo Coutinho recebe medalhistas de ouro nos Jogos Parapan Americanos. Foto: Divulgação/Governo do Estado da Paraíba
O governo da Paraíba, administrado pelo socialista Ricardo Coutinho, investe em programas para o desenvolvimento de atletas paraolímpicos. O projeto Paraíba Paralímpica, lançado em 2012, oferece aulas gratuitas em diversas modalidades em polos instalados em oito municípios do Estado.
A iniciativa atende atualmente cerca de 300 paratletas e é aberta para qualquer pessoa com necessidade especial, independente da idade. O projeto recebe tanto iniciantes quanto paratletas de alto rendimento, que representam o país em competições internacionais, a exemplo das Paralimpíadas.
Os professores e instrutores são especialistas em esporte paraolímpico. Para 2018, a expectativa é investir na capacitação de mais professores da rede estadual para atuarem no projeto.
No ano passado, o governo paraibano arcou com as despesas das passagens aéreas de toda a delegação que participou das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo. O Estado alcançou o segundo lugar na competição, ficando atrás apenas do anfitrião.
Paratletas do basquete paibano também disputaram o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas pelo Estado, também na capital paulista.
Além disso, em 2017 foram realizadas as Paralimpíadas Paraibanas, além dos Jogos Escolares e Paraescolares.
Inaugurado em 2016 com investimento de mais de R$ 2,3 milhões, o ginásio poliesportivo da Escola Estadual de Educação Especial Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira, que fica na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), é totalmente adaptado para o uso de pessoas com necessidades especiais.
A obra tem sido um importante equipamento para a formação de atletas paralímpicos e e para a inclusão social de pessoas com necessidades especiais.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Estado da Paraíba