O Governo da Paraíba, sob a gestão do governador João Azevêdo, inaugurou, na última terça-feira (30), um consultório odontológico totalmente adaptado que irá atender as pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sede da Associação Integrada Mães de Autistas (A-Ima), em João Pessoa.
Fruto de um convênio mantido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, com a ONG, o novo serviço também poderá ser utilizado pelos familiares dos usuários.
A A-Ima atende, atualmente, 320 crianças e adolescentes diagnosticados com autismo. No local, também são oferecidos atendimentos de fisioterapia, terapia comportamental, fonoaudiologia, nutricionista e psicólogo, entre outros.
A secretária estadual do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra (PSB), ressaltou a importância de parcerias como essas na saúde e qualidade de vida das pessoas com TEA. “Além de fazer todas as terapias, oferecer esse serviço odontológico especializado na vida dessas crianças com autismo é muito significativo, pois tem criança que nunca foi a um consultório odontológico, porque não conseguia se adaptar ao barulho do motorzinho”, afirmou.
A presidente da A-Ima, Elaine Araújo, ressaltou que o consultório odontológico era um sonho e que só foi possível realizar com a ajuda do Governo do Estado. “Era algo que a gente necessitava pelas mais de 300 crianças atendidas aqui e seus familiares. Conseguir atendimento odontológico é vida para nossas crianças, já que a maioria dos profissionais tem dificuldade porque eles não têm essa expertise para atender os autistas. Então, a gente só tem a agradecer muito mesmo ao Governo do Estado”, disse.
O diretor fundador da ONG, Paulo de Paula, explicou sobre a dificuldade em atender os autistas em um consultório comum e destacou a importância do equipamento inaugurado. “Quando você leva uma criança autista para o dentista, geralmente tem uma dificuldade muito grande para ele simplesmente sentar na cadeira. Aqui a gente consegue fazer todo o processo do dentista que eles precisam. Não é um consultório comum, ele é um consultório especializado para pessoas com TEA, totalmente adaptado. O profissional é treinado aqui para fazer um atendimento humanizado. Os equipamentos proporcionam menos barulho para essas crianças que geralmente têm sensibilidade auditiva”, destacou.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo da Paraíba