Os estudantes da rede estadual de ensino de Pernambuco receberão do governo do Estado um cartão-alimentação durante a pandemia do novo coronavírus. O benefício direcionado para as famílias de baixa renda terá o valor de R$ 50 e irá ajudará cerca de 240 mil alunos em todas as regiões do estado.
O governador Paulo Câmara destacou a importância da medida no cenário atual. “É uma ação importante e que reforçará a economia local. As famílias terão direito ao benefício que poderá ser utilizado em mais de nove mil estabelecimentos espalhados no território pernambucano”, explicou. A distribuição do cartão alimentação começará no dia 20 deste mês.
O repasse de valores será baseado nos dados das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Segundo Câmara, o valor repassado equivale aos alimentos necessários para um mês de refeição por estudante e só poderá ser utilizado em compras de produtos alimentícios.
Para ter acesso ao benefício, é necessário que as famílias dos estudantes acessem o site educacao.pe.gov.br e realizem a consulta para saber se terão direito ao benefício voltado para estudantes em maior situação de vulnerabilidade e que dependem da merenda fornecida pelas escolas.
As famílias receberão, junto com o cartão merenda, uma carta de apresentação com todas as orientações sobre o uso do benefício, informações nutricionais, sugestões dos produtos a serem adquiridos e de produtos não permitidos, como bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Ao anunciar o benefício aos estudantes, Paulo Câmara também informou a reabertura das 29 agências do trabalho do estado. “Elas estarão abertas a partir do dia 13 para atender exclusivamente as pessoas que precisam dar entrada no seguro desemprego. Haverá um número limitado de acessos por dia para garantir a segurança dos servidores e população”, pontuou.
Rede de solidariedade em Recife
Mesmo com todos os esforços do governo estadual para atender, o mais rápido possível, toda população de Pernambuco, alguns locais já vivem situação de desabastecimento. Em Recife, moradores de cerca de 30 comunidades formaram uma rede de solidariedade para promover trocas de alimentos, produtos básicos de higiene e até informações.
Anna Karla Pereira, articuladora social, tem se mobilizado para minimizar os efeitos da pandemia na comunidade em que mora, no Ibura, Zona Sul de Recife. Ela explica que recebe doações de pessoas e empresas e quando sabem que tem algum morador necessitado, os produtos são enviados para o local.
Anna Karla foi a responsável por escrever um texto e articular a gravação de uma mensagem que tem sido veiculada em diversas comunidades do Recife, por meio de bicicletas e motos de som alugadas pelos próprios moradores, para fazer as informações sobre a pandemia circularem.
A prefeitura do Recife tem enviado carros de som aos locais em que os moradores seguem menos a recomendação de isolamento social, porém, os veículos não conseguem chegar em alguns becos e vielas.
Associações de moradores se organizaram, alugaram motos e aparelhos de som graças a doações da comunidade e os veículos circulam pela região passando informações de prevenção para os moradores.
Números no estado
Nesta quarta-feira (8), Pernambuco registrou mais 12 casos de pacientes que morreram com coronavírus, atingindo 46 óbitos causados pela Covid-19. Além disso, houve 49 novas casos confirmados, totalizando 401 ocorrências no estado.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Folha PE e G1