
Governador Paulo Câmara posa para foto com jovens atendidos pelo programa Governo Presente. Foto: Hélia Scheppa/Governo de PE
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou nesta sexta-feira (23), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, a ampliação das atividades e das cidades atendidas pelo Governo Presente, programa que oferta oficinas de esporte, lazer e cultura para jovens de áreas carentes.
Uma das principais políticas de cidadania e prevenção à violência no estado, o Governo Presente, que já atua em Recife, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, no Agreste, e em Petrolina, na região do São Francisco, passa agora a operar também em Paulista e no Cabo de Santo Agostinho.
A iniciativa faz parte do Pacto pela Vida e atende, ao todo, 50 áreas do Grande Recife e interior.
O programa também passa a contar agora com uma nova categoria, a ‘Juventude Presente’, que oferecerá seis mil vagas neste ano em oficinas de grafitagem, foto e videojornalismo, hip hop, capoeira e percussão.
“Se combate violência com prevenção. Todo o esforço de repressão, de reequipamento das polícias nós estamos fazendo. Os resultados estão começando a chegar de maneiras mais claras, mas temos que cuidar também da prevenção e da cidadania”, destacou Câmara.
“Buscar, realmente, ocupar territórios dando oportunidades aos nossos jovens, seja na educação, na cultura, nos esportes, na cidadania, e fazendo com que tudo isso seja atrativo. Ao mesmo tempo, dar opções de capacitação, de qualificação, de conectividade. Queremos estar presentes junto à nossa juventude”, defendeu o governador.
As oficinas da modalidade ‘Juventude Presente’ serão realizadas nas escolas estaduais, centros comunitários e associações que abrigam as estações do programa.
Os novos pontos de implantação do Governo Presente foram escolhidos de acordo com os maiores índices de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) e Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). O objetivo é conseguir reduzir os números de assassinatos e roubos por meio dessas ações de cidadania.
Segundo Câmara, em março será lançada outra modalidade, o “Cidadão Conectado”, para disponibilizar gratuitamente pontos de acesso à internet em praças ou locais considerados espaços coletivos de convivência.
Nesta categoria, será dada usabilidade à cota de internet utilizada pelos órgãos públicos do Governo em seu período ocioso. O serviço será oferecido de segunda à sexta, a partir das 18h, e aos finais de semana.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Estado de Pernambuco