O governador Paulo Câmara (PSB) comandou, nesta segunda-feira (19), o evento Políticas Públicas para as Mulheres em Pernambuco: Uma Agenda do Presente e do Futuro, realizado no Centro de Convenções em Olinda. A solenidade fez parte das celebrações pelo Dia da Mulher. Na ocasião, Câmara lançou a 12ª edição do Anuário 8 de Março – 2018, instrumento de políticas femininas com um balanço das ações realizadas em 2017 e estabelece metas prioritárias para este ano.
O anuário coloca como metas para 2018: o fortalecimento das políticas de igualdade de gênero; a promoção da dignidade a todas as pessoas, independentemente do gênero; a atenção às mulheres bissexuais e lésbicas, deficientes, idosas, rurais, profissionais do sexo, negras; o fortalecimento dos organismos municipais de políticas públicas para as mulheres; e o desenvolvimento de ações conjuntas para o fortalecimento sociopolítico e produtivo ao empreendedorismo feminino.
No balanço de 2017, o governador apontou que um dos avanços foi a exclusão, nos boletins de ocorrência, do termo “crime passional” e a criação do protocolo do feminicídio. No ano passado, o governo também criou um grupo de trabalho voltado a aplicar diretrizes nacionais para investigar, processar e julgar, com perspectiva de gênero, as mortes violentas de mulheres.
Câmara destacou que o governo tem se empenhado para avançar na garantia de direitos da mulher no Estado. “Venho fazendo tudo o que posso para que as mulheres tenham mais voz, mais dignidade, mais respeito e mais qualidade de vida”, disse.
Para o socialista, não haverá desenvolvimento e democracia sem igualdade social, política e econômica entre homens e mulheres. “Por isso, precisamos enfatizar políticas e ações que acelerem esse processo de promoção de uma igualdade justa e efetiva”, afirmou.
A secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro, reforçou que a luta em busca de igualdade seguirá firme. “Vamos, juntas, construir um futuro melhor para todas as mulheres”.
A gestora da pasta ainda ressaltou que, desde a criação da secretaria, em 2007, o governo vem ampliando suas ações. “Aumentamos a nossa presença com os movimentos sociais e o resultado é que Pernambuco tem, sim, políticas públicas voltadas para as mulheres”, concluiu.
No evento, também foram anunciadas as vencedoras da 1ª edição do Prêmio Literário da Mulher Idosa. A premiação literária foi lançada em outubro passado e presta homenagem à educadora, psicóloga e pioneira na área de Educação de Crianças Especiais em Pernambuco, Anita Paes Barreto.
O evento contou com a presença de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da sociedade civil e de 185 órgãos municipais de políticas públicas para as mulheres. A deputada federal socialista Creuza Pereira também participou da solenidade.
Com informações do Governo de Pernambuco e do jornal Diário de Pernambuco