
Foto: Hélia Scheppa/SEI
O Governo de Pernambuco premiou as gerências de ensino e as escolas públicas de níveis fundamental e médio que mais se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) no ano passado.
Ao todo, 36 unidades educacionais das redes municipais e estadual foram reconhecidas em 12 categorias do Prêmio Idepe 2017.
Durante a solenidade de premiação, nesta quarta-feira (28), no Palácio Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara (PSB) elogiou o empenho de professores e gestores para fazer da educação pernambucana a melhor do país, e destacou o contínuo avanço do ensino no estado: Pernambuco subiu de 4,1 para 4,5 pontos no índice, superando mais uma vez a média nacional, de 3,5.
“Todos esses resultados refletem o espírito e o compromisso que a gente vem mantendo para garantir um futuro melhor para as futuras gerações de pernambucanos”, afirmou Câmara, na cerimônia que reuniu centenas de profissionais de ensino, além de prefeitos e secretários municipais.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, participou da cerimônia de premiação.
As escolas do Agreste e do Sertão tiveram os melhores resultados no Idepe 2017. Confira aqui a lista.
Segundo Câmara, as escolas de tempo integral tiveram um papel importante na melhora dos resultados. Hoje, Pernambuco tem a maior rede de escolas em tempo integral, com 387 escolas, com projeto de chegar a 400, destacou.
A edição deste ano contou com duas novas categorias: “Escolas municipais melhores colocadas no Ensino Fundamental” e “Escolas estaduais que mais cresceram nos seus índices”.
Os resultados são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado.
Realizado anualmente, o ranking acompanha o desempenho da educação pública no Estado e considera os mesmos critérios usados para o cálculo do índice nacional (Ideb), que são fluxo escolar e proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional