O Governo do DF, administrado pelo socialista Rodrigo Rollemberg, irá beneficiar famílias de baixa renda de sete cidades da periferia com serviços gratuitos de engenharia e urbanismo.
Serão selecionadas para o projeto, a partir do próximo semestre, 550 famílias carentes. Além dos serviços, elas terão acesso a obras necessárias para melhoria em suas residências.
A iniciativa integra o Projeto Na Medida, um dos cinco eixos do Habita Brasília, que prevê a entrega de moradias com infraestrutura e equipamentos públicos, além de outras medidas para combater o déficit habitacional.
As intervenções poderão custar até R$ 13,5 mil, e as casas devem ter até 50 metros quadrados. O projeto, desenvolvido exclusivamente para as necessidades de cada família, corrigirá problemas relacionados a insegurança e insalubridade.
Os interessados serão escolhidos por uma empresa selecionada por meio de concorrência pública, com base em critérios estabelecidos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab-DF).
Para ter acesso ao benefício, é preciso comprovar renda familiar de no máximo três salários mínimos, estar em área passível de regularização e morar há pelo menos cinco anos na capital federal.
O morador recebe a visita de um assistente social e de um arquiteto, que fazem um relatório sobre o lugar e avaliam se ele se encaixa nas regras. Problemas mais graves têm prioridade.
Do total de vagas, 8% das vagas serão destinadas a pessoas inscritas em cadastros sociais da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.
O governo irá escolher as empresas para avaliar a condição de cada família, triar os casos prioritários e construir os projetos. Serão sete contratadas, e cada uma montará um posto em uma das localidades que participam do processo.
Com informações da Agência Brasília