O Governo do Espírito Santo, administrado por Renato Casagrande (PSB), adquiriu 230 novos respiradores pulmonares para atender a expansão de leitos da rede de saúde e auxiliar no enfrentamento do novo coronavírus. Os equipamentos foram entregues neste sábado (24) e devem começar a ser distribuídos para os hospitais estaduais a partir desta segunda-feira (26).
O governador destacou que seu governo segue estruturando a rede hospitalar estadual especialmente para o combate à Covid-19.
“Depois que a pandemia passar, essa estrutura permanecerá e será um legado em nossa rede física de saúde. Já abrimos 1.066 leitos de UTI exclusivo Covid e mais de mil leitos de enfermaria Covid. Essa terceira onda foi a pior até aqui e conseguimos atender a todos que precisaram de leitos”, disse Casagrande.
O socialista afirmou que está havendo o início da queda nos indicadores de casos, mas ressaltou a continuidade das medidas de combate e prevenção da doença. “Queria agradecer a todos que nos ajudaram na quarentena, pois estamos observando o início da queda nos indicadores. Mas é preciso continuar seguindo os protocolos, principalmente agora com o aumento na flexibilização das atividades permitidas, para que a possa continuar com a redução nos casos”.
Os equipamentos foram adquiridos em compra recente, no valor total de R$ 12.173.656,00. Eles serão distribuídos para o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA), Vila Velha; Hospital Jones Santos Neves (HJSN), Baixo Guandu; Hospital de Urgência Emergência São Lucas (HEUE), Vitória; Hospital Dório Silva (HDS), Serra; Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), São Mateus; e Hospital de Vila Velha (HESVV), em São Torquato.
Na última sexta-feira (23), o governador Renato Casagrande visitou o parque fabril do Instituto Butantan, em São Paulo.No local, a comitiva capixaba acompanhou o envase de doses da CoronaVac, que está sendo utilizada na imunização da população contra o novo coronavírus.
Casagrande manifestou o interesse na aquisição futura da Butanvac, vacina contra a Covid 100% feita no Brasil, além de fomentar uma parceria entre o Instituto e o Laboratório Central do Estado (Lacen).
“Nosso primeiro objetivo com essa visita é conhecer o Instituto, que é uma referência em salvar vidas. Segundo, demonstramos o nosso interesse em adquirir a vacina do Butantan, a Butanvac, assim que ela estiver à disposição para adiantarmos a imunização dos capixabas. Na segunda-feira (26), vou encaminhar um ofício ao Instituto para solicitar a reserva de quatro milhões de doses da Butanvac para aquisição pelo Governo do Estado, quando ela estiver pronta. Outro objetivo é fomentar uma parceria entre o Instituto Butantan e o Lacen para que possamos fazer um intercâmbio de pesquisadores e investimentos, que certamente irão nos ajudar em dificuldades no futuro”, afirmou Casagrande.
Após visitar a área de envase da CoronaVac, a comitiva capixaba conheceu o local onde é produzida a vacina contra influenza e, posteriormente, a Butanvac, que ainda está em fase de testes.