O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o lançamento do novo edital do programa Reflorestar, política de preservação do meio ambiente e geração de renda para produtores rurais do Estado. Serão investidos R$ 20 milhões em reflorestamento e beneficiados 700 novos proprietários e produtores do campo que tenham interesse em restaurar pelo menos 5 mil metros quadrados (0,5 hectare) de área da sua propriedade rural ou posse rural.
Durante a solenidade de lançamento, Casagrande destacou a relevância do programa na recuperação da cobertura florestal do Espírito Santo. O programa já impactou 21,3 mil hectares de norte a sul do Estado, com aumento da cobertura florestal de 10,7 mil hectares.
“Já reflorestamos mais de dez mil hectares por meio do Reflorestar. Para nós, esse edital é mais um passo, e um passo importante, para ampliar a cobertura da Mata Atlântica no Espírito Santo”, disse o governador.
“O que estamos fazendo aqui é histórico. Com a liderança do governador Renato Casagrande, estamos ampliando os investimentos nesse que é um dos maiores programas de reflorestamento do Brasil. Estamos provando que geração de renda e preservação do meio ambiente podem caminhar em sintonia”, destacou o secretário de Estado do Memio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni.
Reflorestar: Pioneiro e referência no Brasil
Lançado em 2022, na primeira gestão do governador Renato Casagrande, o Reflorestar já investiu mais de R$ 100 milhões em pagamentos por serviços ambientais e políticas de reflorestamento, sendo considerado um dos maiores programas de restauração florestal do país.
O programa pioneiro atua na preservação e na possibilidade de geração de renda para produtores rurais, contribuindo para a restauração do ciclo hidrológico, por meio da conservação e da recuperação da cobertura florestall
Produtores rurais recebem recursos, o chamado ‘Pagamento de Serviços Ambientais (PSA)’, para reflorestarem e iniciarem a plantação de mudas de café, cacau, palmito, banana, entre outras.
Também foi anunciada na cerimônia a criação de um Grupo de Trabalho para a elaboração do Inventário de Emissões, com o objetivo de quantificar os gases de efeito estufa emitidos anualmente pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A iniciativa está alinhada ao compromisso assumido pelo Governo do Estado com o Programa Race to Zero, que pretende reduzir à metade as emissões líquidas de Gases de Efeito Estufa até o ano de 2030 e de zerar as emissões líquidas até o ano de 2050. A ideia é que o projeto seja estentido para todo o Estado futuramente.
Com informações do Governo do Espírito Santo