Por meio do programa Maranhão Sem Queimadas, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), o governador Carlos Brandão (PSB) entregou 9 novas viaturas e 9 kits Pick Ups de combate a incêndios para o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). A entrega foi realizada nesta segunda-feira (23) em evento no Palácio dos Leões, em São Luís.
O Maranhão, assim como todo o país, vem sofrendo com as grandes queimadas. De janeiro a 18 de setembro, totalizam 10.970 focos registrados no Estado maranhense, sendo a maior incidência em municípios do sul do estado. As altas temperaturas e ventos fortes deste período de estiagem têm favorecido o avanço das ocorrências, principalmente, em áreas de vegetação e florestais rurais.
Até agora já foram entregues um total de 18 viaturas e 19 kits Pick Ups e mais de 3 mil equipamentos de combate à incêndios, somando com as entregas anteriores deste ano. Um investimento de R$ 1,9 milhão, em parceria com órgãos públicos, empresas privadas e organizações não-governamentais.
O objetivo é intensificar as ações de combate às queimadas no estado e ampliar a atuação do programa Maranhão Sem Queimadas.
O programa Maranhão Sem Queimadas é uma ação estratégica do Governo do Maranhão, realizada por meio da Sema em parceria com o CBMMA, Batalhão da Polícia Ambiental, brigadas municipais, órgãos estaduais e empresas privadas.
Neste ano o programa realiza sua 5ª edição com ações educativas e blitz ambientais em diversos municípios, doação de equipamentos para as brigadas municipais, monitoramento 24h dos focos de calor.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Célio Roberto, agradeceu o apoio do governador Carlos Brandão no combate às queimadas. “É um reconhecimento ao trabalho dos incansáveis bombeiros, sobretudo nesse momento tão difícil que o estado e o país enfrentam, com a elevação das temperaturas, e esse quadro tão adverso, é mais ferramenta à disposição dos nossos militares e as viaturas vão ajudar a enfrentar com êxito esse período com cumprimento da nossa missão”, afirmou.